Como identificar o público-alvo para captar os melhores clientes? - CDL POA

Como identificar o público-alvo para captar os melhores clientes?

Definir o seu público-alvo e saber alcançá-lo é uma das principais formas de gerar mais vendas e fortalecer a sua marca. Descubra como fazer isso! 

Ter um produto que se destaca no mercado e oferecer um serviço excelente são aspectos que chamam a atenção para a sua marca, mas nada disso funciona bem se você não conseguir atingir o público certo. 

Saber para quem direcionar as suas estratégias é o caminho para captar clientes e fidelizá-los, entregando as suas soluções diretamente para quem precisa delas. Continue lendo para descobrir como identificar e alcançar o seu público-alvo!

O que é público-alvo?

É um grupo de pessoas com características em comum, que são os consumidores em potencial de uma empresa. A partir de pesquisas é possível identificar um perfil desejado e que está mais propenso a adquirir o seu produto ou contratar o seu serviço. 

Esse levantamento deve incluir informações como classe social, comportamentos de consumo, idade, gênero e interesses, para que você conheça a realidade do seu público-alvo, criando estratégias para captar clientes de forma mais assertiva. 

Qual é a diferença entre público-alvo e persona? 

Esses dois termos andam juntos, mas não são a mesma coisa. Enquanto o público-alvo é um conceito que abrange características amplas de diversas pessoas, a persona é uma criação de uma espécie de personagem, que seria o consumidor ideal. 

É uma representação fictícia do público-alvo, trazendo detalhes como renda, motivações, desejos, frustrações, tipos de conteúdo que consome, profissão, e mais. A ideia é que a persona funcione como um guia, especialmente para as ações de marketing. 

Dicas para definir o seu público-alvo

Veja algumas formas de determinar o seu público para captar clientes: 

Saiba qual problema você soluciona

Todo negócio tem a finalidade de levar um diferencial para a vida do consumidor, solucionando um problema, suprindo um desejo, otimizando um processo, ou cumprindo todas essas funções. Descubra qual dor você resolve e identifique quem precisa dessa solução.  

Faça pesquisas

Trabalhar com dados é sempre mais seguro e assertivo. Por isso, faça pesquisas para conhecer o seu público, a partir de questionários e avaliações, e procure por estudos que já existem, feitos por instituições qualificadas, para entender a realidade do consumidor. 

Defina detalhes

Certifique-se de que a sua pesquisa e a sua análise respondem algumas perguntas importantes para identificar o público-alvo, como: gênero, idade, renda, escolaridade, estado civil, localização, se é pessoa física ou jurídica, se tem filhos ou não, entre outros, que sejam relevantes para você. 

Confie na própria base de clientes

Para as empresas que já atuam no mercado, olhar para dentro e saber identificar quem é o cliente que se relaciona com a marca é indispensável. Esse fator trará mais assertividade nas informações e, consequentemente, na definição de quem é o seu público. 

Como prospectar novos clientes?

Após identificar o público desejado, é hora de aplicar as estratégias para captar clientes. Confira dicas para isso:

Conheça a sua concorrência

Observe as tendências do mercado, para não ficar para trás e analise os pontos fracos e fortes dos concorrentes. Assim, você consegue entender qual é o seu diferencial e pode desenvolvê-lo cada vez mais. 

Marque presença no digital

Quem não está nas redes sociais, já está atrás da concorrência. O mundo digital é o melhor lugar para atingir o seu público, possibilitando direcionar os conteúdos de forma assertiva. 

Tenha um relacionamento com o público

Relacionamento é tudo, seja com os clientes antigos ou com os potenciais. Foque em oferecer um atendimento humanizado, qualificado e personalizado, em todas as frentes de contato com o público-alvo. 

Descubra outras estratégias que podem aumentar a sua rentabilidade!

Conhecer bem o seu público-alvo é uma tática importante para ter mais rendimento, mas não é a única. 

As inovações tecnológicas, como a inteligência analítica e o Big Data, estão revolucionando o mercado de crédito e podem ajudar a aumentar as suas vendas. 

Saiba tudo sobre isso no e-book exclusivo que preparamos. 

 

Data

03 fevereiro 2023

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8008

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.