Como aplicar a transformação digital nas empresas - CDL POA

Como aplicar a transformação digital nas empresas

Tecnologia e inovação devem fazer parte do dia a dia dos negócios

As empresas estão cada dia mais digitais e, quem ainda não foca em uma estratégia online, pode ficar atrás dos concorrentes. Afinal, estamos entrando cada vez mais em uma era em que o consumo anda lado a lado com a tecnologia e inovação. Conforme o gerente de marketing e inovação da CDL POA, Rafael Guerra, se fala em transformação digital há pelo menos uma década, mas as mudanças são constantes.

“O primeiro movimento para se iniciar ou acelerar um processo de transformação digital é justamente a mentalidade”, afirma Guerra. Segundo ele, a partir dessa forma de olhar para o negócio, entendendo o mundo em que vivemos hoje, é o primeiro passo para fazer as mudanças.

Nesse sentido, Guerra reforça que uma das primeiras ações para buscar a digitalização é analisar as necessidades da empresa e também as demandas dos consumidores. “Antes de contratar uma ferramenta, por exemplo, é preciso entender qual problema precisa ser resolvido”, destaca. Ou seja: é preciso olhar para o negócio e identificar o que deve ser melhorado.

No estudo ‘Maturidade Digital do Varejo: Um raio-x da transformação digital em Porto Alegre‘, a CDL POA identificou que o ritmo de desenvolvimento digital do varejo na cidade ainda é discreto: 43,3% vende somente no físico e utiliza as redes sociais e site para divulgação da marca; 19,2% vende somente no físico; 32,7% vende no físico e no digital e 4,8% vende somente no digital.

Mentalidade digital e o desejo do consumidor

Guerra enfatiza que, antes de qualquer transformação digital, a empresa precisa ter a mentalidade digital e entender qual é o desejo do consumidor. Nos casos de uma loja pequena e de bairro, por exemplo, com perfil de clientes recorrentes ou de uma certa faixa etária mais avançada, pode ser que não seja necessário realizar uma transformação tão radical em termos digitais, mas pode iniciar com um site ou redes sociais.

Por outro lado, no caso de lojas com um público mais jovem – que já tem por essência a conexão com ambientes digitais e tecnologia – as demandas podem ser maiores. “O público está no mundo digital, nós como consumidores temos a vida na palma da mão, a dedicação de tempo para a tela do celular é maior atualmente e tende a aumentar, então todas as demandas e soluções estão migrando para esta plataforma”, enfatiza.

Guerra pontua que a transformação digital não é ter um perfil na rede social ou um site, mas sim efetivar a comunicação entre marca e consumidor. “É conseguir entender o negócio e como ele pode estar na linguagem digital para não perder oportunidades e isso passa por digitalização de processos nas empresas, contratação de soluções que possam ajudar a melhorar a performance no dia a dia”, afirma.

Algumas soluções:

→ Controle de estoque

→ Assinaturas digitais

→ Meios de pagamento

→ Opções de entrega para o cliente

“Cada empresa sabe quais são suas dores, mas também pode pensar a partir das dores qual a melhor forma de resolver – sabendo que o mundo está olhando de forma digital”, revela. 

As vantagens de digitalizar a empresa

De acordo com Guerra, a digitalização da empresa apresenta diversas vantagens, entre elas: eficiência, diminuição de custos e burocracias, bem como maior rentabilidade para os negócios. “É essencial conseguir viabilizar estratégias que se conectem pelo consumidor, todo esse processo passa pela transformação digital”, ressalta. 

Dessa forma, os empreendedores podem se fazer a seguinte pergunta: “como gerar mais receita, mais vendas e reduzir despesas? Como otimizar uma operação para ela ser mais rentável?”. O mundo digital é um aliado para esse processo. Guerra assinala que o empreendedor precisa entender o que o consumidor deseja e, a partir disso, aceitar que será necessário ter uma presença digital muito forte para acelerar a proximidade, o relacionamento e manter a conexão ativa com o cliente. 

“Já passamos dessa fase: abrir a loja e esperar o cliente chegar. Isso ainda pode dar resultado, mas hoje a jornada do consumo é mais ampla e tem condições de ser digitalizada. Com isso se ganha tempo, se obtém mais informações, se constrói inteligência e torna o processo mais eficaz e com maior chance de conversão”, frisa. 

Data

20 maio 2022

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