CDL Porto Alegre mobiliza entidades empresariais do RS e promove Encontro de Parceiras em evento na Capital - CDL POA

CDL Porto Alegre mobiliza entidades empresariais do RS e promove Encontro de Parceiras em evento na Capital

A Rede de Entidades Parceiras da CDL Porto Alegre, que conta com mais de 160 representações em todo o Rio Grande do Sul, esteve reunida no ‘Encontro de Parceiras’, nesta segunda-feira (27/11), na Capital. O evento aconteceu no Salão Nobre do Plaza São Rafael, no Centro Histórico, e contou com grande adesão dos executivos e equipes comerciais das entidades parceiras como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas. 

Ao dar boas-vindas e apresentar o evento, o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, destacou a renovação do contrato com a Boa Vista, subsidiária da gestora de banco de dados Equifax, até 2040: “Estamos em um momento muito importante, com grandes desafios pela frente, mas com uma certa tranquilidade em relação ao futuro”. Piva salientou que a Equifax é uma das maiores empresas mundiais de concessão de crédito, os desafios são maiores, sendo necessária a união de todos os parceiros para o melhor aproveitamento das grandes oportunidades que surgirão.  

A seguir, o superintendente da Entidade, Maico Renner, reforçou o compromisso do time da CDL POA, que conta com mais de 300 colaboradores, em construir valor junto às parceiras: “A Rede de Entidades Parcerias impacta positivamente a economia do Rio Grande do Sul ao distribuir soluções relevantes e pautar o futuro do cenário do crédito”.  

Renner aproveitou a ocasião para traçar um histórico da proteção ao crédito no Brasil, iniciada em 1955, no Rio Grande do Sul, e todas as etapas que despontam hoje nos cinco Gestores de Banco de Dados (GBDs) autorizados pelo Banco Central: Boa Vista Equifax,  SPC Brasil, Quod, Serasa Experian e Trans Union, representadas no RS pela Rede de Entidades Parceiras (Boa Vista Equifax), Federação Varejista do RS (SPC Brasil), FCDL (Quod), sendo de atuação independente a Serasa Experian e a Trans Union.  

O superintendente também apresentou o plano de expansão de mercado previsto para os próximos anos, a partir do crescimento dos negócios atuais, da atuação institucional e política e de uma visão de futuro do crédito que contará com desmaterialização (digitalização), inteligência artificial, economia tokenizada, experiências embedadas e identidade digital.  

A gestora comercial da CDL POA, Daiana Guimarães, trouxe ao evento dados que evidenciam as grandes oportunidades de crescimento dos negócios da Rede de Entidades Parceiras, a partir de um profundo estudo de mercado e do crescimento do próprio portfólio com perspectivas oferecidas pela Boa Vista Equifax. 

Após o encadeamento dos cenários apresentados pela gestora comercial, foi a vez de a coordenadora de Expansão RS, Denise Pires, detalhar as técnicas para o melhor aproveitamento das oportunidades colocadas. A prospecção, a análise de oportunidades, a manutenção da carteira e o fortalecimento da base formam os principais pilares do trabalho desenvolvido pelo setor de Expansão. Denise Pires também apresentou o novo aplicativo “SmartConect”, desenvolvido internamente pela CDL POA para auxiliar na realização do trabalho comercial dos parceiros.  

Os executivos da Boa Vista Equifax, Eduardo Torres e Samanta Duarte, estiveram presentes no evento e fizeram uma breve apresentação do trabalho de conectar todos os canais de parceiros com a Companhia.  

O final da manhã foi marcado pela palestra do empreendedor Mauricio Pretto, que mostrou o quão rápidos são aos avanços tecnológicos e como a curiosidade para novas descobertas podem ajudar as equipes a se desenvolveram de forma motivada a superaram suas metas.  

A parte da tarde foi dedicada ao compartilhamento de experiências, conhecimentos e dicas para que os participantes pudessem implementar na prática atitudes e estratégias eficientes a fim de atingirem seus objetivos. Na primeira parte, a jornalista da CDL POA, Bruna Longaray, fez a mediação do painel “Trajetórias de Sucesso”, no qual quatro profissionais contaram sobre suas atividades e responderam a perguntas do público. “Conhecendo as rotinas deles, vocês poderão fazer links com os seus próprios cotidianos e buscar inspiração para evoluir e alcançar vitórias”, incentivou Bruna. 

Val Platte (gerente de Grandes Contas do Varejo PF), Talitha Amador (Televendas Associadas PME), André Ribas (consultor comercial Prospecção de Negócios) e Renata Oliveira (gerente de contas PME) detalharam como organizam suas atividades para realizar os processos e as negociações da melhor forma possível. Todos salientaram que um dos grandes diferenciais da CDL POA é focar no relacionamento.  “O nosso grande desafio é ouvir o cliente para entender bem o que ele está precisando ou identificar alguma necessidade que nem ele sabia”, resume Talitha Amador.   

Na sequência, a jornalista Simone Severo conduziu o workshop “Você em ação”, no qual listou o passo a passo para a produção de um vídeo eficaz, apontou os principais erros, inclusive rodando vídeos publicados nas redes sociais para melhor entendimento dos participantes, e trouxe um exercício prático de trava-língua. “Não adianta a pessoa ser extrovertida se não tiver estratégia. É necessário elaborar um roteiro mesmo não se tratando de vídeo profissional. A fala precisa conectar, não pode ser robótica. Tem que ter vida”, reiterou Simone. Confira abaixo algumas dicas. 

DICAS DE SIMONE SEVERO 

• Não tente brigar com as emoções. Por exemplo, não é possível evitar o medo, mas se pode tentar controlar o efeito do medo 

• Não use frases no imperativo, dando ordens

• Não aponte o dedo para a câmera, traz um tom ofensivo

• Tente não se movimentar muito, pois pessoas que se mexem demais transmitem ansiedade, nervosismo e até falta de controle emocional, prejudicando a credibilidade 

• Procure manter o tom de voz tranquilo, mas com ânimo

• Use teleprompter (aplicativo para leitura de texto)  

• No figurino, evite estampas floreadas, unhas muito longas, decotes e transparências. Melhor roupas discretas

• Cuidar do ambiente ao fundo. Não há problema em gravar ao ar livre, desde que use microfone de lapela ou sem fio 

Com 27 anos de experiência, quando realizou mais de 1,6 mil lives e treinou 30 mil pessoas, Daniel Müller fez a apresentação “Superando desafios, construindo resultados extraordinários”. Habilidoso e espirituoso, manteve a atenção da plateia ao compartilhar suas experiências e histórias reais. Ele destacou que há alguns propósitos e atividades que são imprescindíveis: “Não comece o dia sem terminá-lo no papel, ou seja, estabelecendo as metas. Qual é a meta e quanto falta? Nosso cérebro trabalha assim. Pode-se vender tudo caso tenha técnica”.  Daniel também enfatizou o quão crucial é fazer as abordagens com entusiasmo, ousadia e autoconfiança. “Afinal, você vende aquilo que você compra”, resumiu. 

LEMBRETES DE DANIEL MÜLLER 

• O caminho da venda consiste em atrair, conhecer, gostar, confiar e comprar 

• Usar a Fórmula AIDA (atenção, interesse, desejo e ação) 

• Qual é a primeira coisa que você vende? Você mesmo 

• Quando começar a conversar, a ordem das informações é: 1) Meu nome é; 2) eu ajudo quem (quem é seu público); 3) resolvo qual problema (exemplo realizar mais vendas, ter negócios bem-sucedidos); 4) por meio de qual método, qual ferramenta usada. 

 

Data

28 novembro 2023

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