CDL Porto Alegre divulga dicas de economia para a volta às aulas
21
JANEIRO, 2019
Notícias
Lista elaborada em parceria com a Boa Vista orienta os consumidores para que não gastem mais do que o necessário na volta às aulas
A compra de material escolar deste ano irá pesar mais, no bolso dos consumidores, em relação a 2018. De acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos de Escolares e de Escritório (Abfiae), o aumento médio será de 10% – um gasto a mais para os pais que, naturalmente, já têm um início de ano com muitas despesas extras.
A elevação ocorre em função dos reajustes significativos no preço do papel em 2018, que influencia o valor de produtos como cadernos, livros e agendas. Além disso, o aumento do dólar traz um alto impacto no preço dos importados – conforme a Abfiae, entre 20% e 25% dos materiais escolares vêm de fora do país.
Por isso, antes de ir às compras, o ideal é pesquisar os preços para não gastar mais do que o necessário. A CDL Porto Alegre, em parceria com a Boa Vista, elaborou algumas dicas valiosas que ajudarão as famílias nas compras de volta às aulas.
- PESQUISE
Antes de ir às compras, pesquise os preços. Com este levantamento em mãos, você consegue descartar a compra daquele item mais caro em determinadas lojas, e também consegue uma melhor negociação.
- COMPRE COM ANTECEDÊNCIA
Não deixe para se organizar, pesquisar e comprar o material escolar nas últimas semanas, já perto do início das aulas. Planeje-se para antecipar a compra. Assim, você pode pesquisar preços e opções com mais tranquilidade e evitar lojas lotadas características nas últimas semanas de férias.
- ENVOLVA A CRIANÇA
Converse com a criança sobre a lista. Antes de negar um item de desejo, explique a realidade do orçamento familiar e busque alternativas mais baratas ao produto desejado que atendam às necessidades e os anseios dela.
- NEGOCIE CONDIÇÕES
Pechinchar pode fazer a diferença ao final da compra, por isso negocie condições de pagamento. Se for comprar à vista, veja a possibilidade de um percentual de desconto. Já se a opção for parcelar, fique atento se há juros e negocie.
- SIGA A LISTA
Vá às compras com a lista em mãos e evite comprar itens que não estão inclusos, como aquela canetinha especial ou caixa de lápis de cor com o número de cores superior ao solicitado. Caso não tenha um bom desconto para a compra da lista toda, deixe os materiais que não são necessários nos primeiros meses de aula e aproveite as promoções, que são comuns após o início das aulas.
- PRESERVE OS MATERIAIS
Converse com a criança sobre a importância de zelar pelo material durante o ano. Fale da importância de cuidar dos itens comprados para evitar desperdícios e gastos no meio do ano, comprando mais itens escolares, além de poder vender ou doar o material em bom estado para outra criança que não tem condições de comprá-los novos. Encape os cadernos e livros para que eles se mantenham conservados ao longo do ano.
- FIQUE DE OLHO NAS PROMOÇÕES
Aproveite as liquidações do varejo! Programe-se para comprar o material escolar no Liquida Porto Alegre, que acontece todos os anos antes do período de volta às aulas.
_________________________________________________________________
Confira a matéria da TV Record com as dicas da CDL POA: