CDL POA Talks: Recuperação de Crédito na Prática

Nesta terça-feira (27), a CDL POA realizou a 3ª edição do CDL POA TALKS. Nesta série de Lives, transmitida no canal da Entidade no Youtube, o objetivo é abordar conteúdos que possam contribuir para a ampliação do conhecimento sobre pontos relevantes para o setor. Com o tema ‘Recuperação de Crédito na Prática’, o encontro online teve como palestrante a Head de Recuperação de Crédito da CDL POA, Luciana Pithan.

A seguir, os principais temas abordados:

Os desafios do cenário atual

Luciana pontuou que, com a pandemia, houve um aumento sem precedentes do endividamento das famílias e da consequente inadimplência, o que dificulta ainda mais o cenário. Momento esse, comprovado por dados como a alta de 16,1%, em junho, em relação aos 12 meses anteriores, na concessão de crédito.

Entretanto, conforme a Head de Recuperação de Crédito da CDL POA, já há também sinais positivos, pois houve redução de 22,74% de risco das pessoas pagarem apenas a primeira e a segunda parcela para sair do banco de dados como devedor.  “Isso é extremamente favorável na hora de fazermos a nossa estratégia de cobrança. Claro, a pandemia não acabou, mas há sim uma melhora de cenário quando o assunto é recuperação de crédito”, afirmou.

O que fazer na prática?

“Antes de tudo, é preciso estar a par do que pode ser feito dentro das regras atuais de horário e formas de cobrança”, destacou Luciana. A partir disso, ela salienta que é importante conhecer a sua carteira, avaliando os seus devedores, a situação que se encontram e a propensão de pagar a dívida. “Também é essencial fazer um cruzamento entre ranking de crédito e de cobrança para auxiliar a reduzir a inadimplência em negócios futuros”, lembrou.

Defina metas

Outro ponto vital para a Head de Recuperação de Crédito da CDL POA é definir metas de recuperação a partir das informações que se tem conhecimento do consumidor e da sua carteira. Ela afirma que, para isso, é preciso ter as respostas para os seguintes questionamentos:

Para meta de recuperação

  • Qual é o percentual de recuperação por fase de atraso?
  • Quantos da carteira são PDD (provisão para devedores duvidosos)?
  • Qual o que você pode considerar como perda?

Meta de inadimplência:

  • Até quanto de inadimplência?
  • Quanto você objetiva receber todos os meses desses devedores?

Estratégias de cobrança

De acordo com Luciana, após a definição de metas, é preciso avaliar como será feita a cobrança, considerando utilizar ou não a equipe interna ou uma assessoria externa para realizar a cobrança amigável. “Caso opte pela segunda opção, é imprescindível avaliar se a assessoria está adequada a todas as normas, pois ela vai representar você e terá acesso a dados sensíveis do seu cliente”, enfatizou. Ela destaca, ainda, que outras alternativas devem ser avaliadas a partir da área de atuação do negócio, como cobrança judicial e cessão de dívida.

Regras de cobrança

Após todos os pontos mencionados, é preciso definir as regras de cobrança. Segundo Luciana, é importante analisar as possibilidades de desconto tendo em mente a fase de atraso e a capacidade de pagamento do devedor. Outra forma, é via reparcelamento da dívida, observando o valor mínimo, a quantidade de prestações e a representatividade da primeira parcela.

Data

28 julho 2021

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