CDL POA realiza Zoom Na Era do Engajamento

JUNHO, 2017

Quando se trabalha com um objetivo maior e, principalmente, quando o profissional se insere ao propósito da empresa, ele veste a camisa, é mais eficiente e produz mais resultados. Com foco nas pessoas, o evento Zoom – Na Era do Engajamento, da CDL Porto Alegre, foi realizado na manhã desta quinta-feira (08/06), no Teatro CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), na Capital.

O primeiro palestrante a subir ao palco, Thomas Eckschmidt, cofundador do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, falou sobre o engajamento por meio de um propósito. Para ele, a verdadeira finalidade de um negócio não é gerar lucro, mas gerar amor para a sociedade. “A ideia é envolver todos os atores com um objetivo único. O colaborador, o fornecedor e o consumidor precisam estar alinhados no bem-estar de cada um e, consequentemente, da sociedade”, destacou.

Créditos: João Alves

Carol Cintra, diretora-presidente da ThoughtWorks Brasil, complementou alguns pontos citados por Eckschmidt. E acrescentou que este processo de envolvimento dos funcionários começa pela compreensão das individualidades: “Precisamos entender que cada pessoa tem uma identidade e devemos respeitá-las. Temos de priorizar as diversidades em todos os sentidos, sejam geográficas, de gênero, de cor, de comportamento, entre outros”.

O case do Magazine Luiza foi apresentado por Patricia Pugas, executiva de Gestão de Pessoas da rede. Baseada em um modelo que ranqueia e interliga as metas da companhia com os objetivos de todos os líderes em um painel de resultados, a empresa busca, desta forma, alinhar suas expectativas às de seus colaboradores. “Deixamos com que cada um se sinta protagonista de sua história dentro organização. Temos diversos jeitos de integrar, que passam pelo fortalecimento da comunicação interna, às reuniões matinais, chegando a um canal por meio do qual o funcionário pode entrar em contato direto com a presidência”, resume a executiva.

Finalizando as apresentações individuais, Hilgo Gonçalves, embaixador da Great Place to Work (GPTW) no Brasil, falou um pouco da sua experiência profissional e de que forma lidou com a questão central do evento quando estava à frente da Losango. Na sua avaliação, um dos grandes segredos do engajamento está em criar na empresa as condições para despertar o orgulho do pertencimento no funcionário. “Não é a toa que as empresas consideradas as melhores de se trabalhar são as que conseguem os melhores resultados. Levante uma bandeira, tenha um grito de guerra, coloque as pessoas no centro de tudo”, indica.

No encerramento, Octávio Scheibe,vice-presidente de Relações Políticas e Institucionais da CDL Porto Alegre, mediou o painel final no qual todos os palestrantes deram dicas de engajamento de rápida implementação, baixo custo e retorno imediato para as empresas:

• Ouvir as pessoas, ter proximidade com os colaboradores.
  • Estimular o feedback.
  • Entender por que a empresa faz o que ela faz. Nunca esquecer o seu propósito.
  • Priorizar o recrutamento interno.
  • Apresentar muito bem a empresa ao colaborador.
  • Evitar surpresas, tanto na promoção quanto na demissão.
  • Investir em dinâmicas de colaboração.
  • Criar um ambiente de confiança.

08 junho 2017