CDL POA mostra a importância das entidades associativas do varejo para a recuperação pós-pandemia

CDL POA mostra a importância das entidades associativas do varejo para a recuperação pós-pandemia 

24

AGOSTO, 2020

Notícias

Por meio do seu Programa de Inovação, a Entidade deverá entregar soluções relevantes, práticas, baratas, aplicáveis para todos os lojistas, principalmente para o pequeno e para o médio 

 

O superintendente da CDL Porto Alegre, Maico Renner, participou na quinta-feira (20) da Live ‘Momento Varejo RS’, realizada pela Associação Gaúcha do Varejo – AGV. No encontro, mediado pelo vice-presidente da AGV Éverton Netto, o executivo teve a oportunidade de mostrar a importância das entidades associativas para a superação da crise e como o Programa de Inovação da CDL POA está voltado para a alimentação de um ecossistema virtuoso.

60 ANOS

Renner lembrou que, neste mês de agosto, a CDL POA completou 60 anos a partir de uma história de muito sucesso e de pessoas que se doaram para que a Entidade pudesse ter a robustez que tem hoje. Além do papel representativo, a CDL POA tem uma função fundamental na entrega de soluções que envolvem a prospecção de clientes, a gestão da base de clientes, a análise e a concessão de crédito e a recuperação de ativos. Renner acredita que as soluções já entregues serão pertinentes para as empresas na recuperação pós-crise. Para ele, o futuro próximo tende para um crescimento da inadimplência e da escassez de crédito.

INOVAÇÃO

É justamente por meio do reconhecimento de seu passado que a CDL POA acredita que, para se ter sucesso durante mais 60 anos, o tema a ser trabalhado é o da inovação. Costuma-se associar inovação com tecnologia, sendo verdade que a tecnologia traz, sim, soluções disruptivas, soluções inovadoras e que ajudam neste processo de inovação. Mas, aponta Renner, a inovação é uma coisa muito mais simples, trata-se de um aspecto comportamental das ideias, de mudar o mindset, de pensar fora da caixa, de sair da rotina e tentar trazer alternativas diferentes para o negócio. Uma pergunta que o executivo sempre se faz é ‘quando foi a última vez que você fez uma coisa pela primeira vez?’ E importante ressaltar que inovação tem a ver com querer propor coisas novas, estar disposto a assumir riscos e a errar.

Com este objetivo, Renner iniciou dentro da CDL POA uma mudança cultural, voltada para a inovação. Na busca de envolver os 140 funcionários da Entidade em uma mudança de cultura, foi criado o programa ‘inovação não tem crachá’ para incentivar a valorização de novas ideias em todos os segmentos e setores da Entidade. O executivo conta que há alguns anos havia na CDL POA um ‘Comitê de Inovação’, formado por cinco pessoas que se reuniam uma vez por semana, por uma hora. Renner destaca que não há nada mais anti-inovação do que isto. A inovação deve estar inserida em todas as ações, todas as áreas, nas pessoas, no planejamento, no dia a dia. A inovação é um todo.

O PROGRAMA DE INOVAÇÃO

A partir disto, na busca de expertise, a diretoria da Entidade passou a participar de missões internacionais para conhecer ecossistemas de inovação. Estiveram na China, no Vale do Silício e no Web Summit, a maior conferência de inovação e tecnologia do mundo. Hoje a CDL POA quer cumprir um papel relevante dentro da verticalização do varejo e participa do Pacto Alegre, como mesária e signatária; é uma das fundadoras do Instituto Caldeira, que tende a ser o grande polo de inovação do Rio Grande do Sul, pareando-se com grandes empresas como Pompéia, Lojas Renner, Vulcabrás, Grendene, com os grandes bancos estaduais, instituições financeiras e universidades. Com isso, a Entidade ganha uma musculatura para também conduzir o seu próprio Programa de Inovação, iniciado em 2019. O objetivo é trazer soluções para contribuir com os associados, para que possam estar aptos ao momento de transformação do varejo, vivos no jogo, para competirem com essas empresas que já estão voando.

O pano de fundo para a criação do Programa foi saber quais tipos de soluções a Entidade precisaria trazer para o portfólio. Foi feita uma pesquisa com os associados para identificar quais são as ‘dores’ do varejo, o que é relevante de fato. Também, foi feito um hackathon (maratona de ideias) do varejo no final do ano passado com empresas do Estado inteiro, com associados, com outros negócios do varejo, com consumidores e com estudantes, para elaborar ideias do que precisa ser solucionado no segmento.

O evento resultou em um material muito rico, de 198 ideias, que envolviam cultura digital, eficiência operacional, experiência de compras e inteligência de dados. Ou seja, as soluções que a Entidade precisa encontrar estão voltadas para esses quatro pilares. Antes da pandemia chegar ao Rio Grande do Sul, o ‘Programa de Inovação da CDL POA’ seria lançado no dia 18 de março, justamente na semana em que o mundo virou de pernas para ar.

A transformação digital que estava pensada para acontecer em três ou cinco anos fez-se indispensável. O Programa de Inovação passou a ser essencial e precisou ser adaptado à nova realidade.  Porque as pessoas começaram, do dia para noite, a pedirem comida por aplicativo, quem não pagava suas contas na internet começou a ter que pagar. Houve o case da Caixa Econômica Federal que abriu 50 milhões de contas digitais em poucas semanas para pagar o auxílio do Governo, isso para se ter ideia, é do tamanho do Bradesco. O total de correntistas que o Bradesco levou a vida inteira para atingir, a Caixa Economia levou poucas semanas. Ou seja, o mundo mudou, o consumidor está muito mais digital e, a partir disso, o Programa foi adaptado e lançado no dia 18 de junho. A CDL POA conectou-se com ecossistemas do Brasil inteiro, como o Porto Digital, em Recife, o Manguezal, o Cesar Lab, o Acati SC, o Inovabra, o Caldeira, a Seção Gaúcha de Startups e o Cubo de São Paulo, para trazer startups relevantes para o Programa.

Foi uma grata surpresa, conta Renner, ter 217 startups inscritas, com projetos incríveis. O executivo garante que virão iniciativas muito boas para o mercado. A CDL POA está disposta a entregar soluções super-relevantes, práticas, baratas, aplicáveis para todos os lojistas, mas principalmente para o pequeno e o médio. Para que estejam todos vivos no jogo durante o cenário pós-pandemia, com um novo consumidor e um novo varejo.

ECOSSISTEMA

O executivo destaca ainda que o Programa de Inovação não vem sozinho, ele é a ponta do iceberg. O que a CDL POA quer de fato é ter um ecossistema vivo, ativo. E por que ecossistema? Porque a Entidade acredita que a grande força do ecossistema é a sua capacidade de estabelecer conexões. E ninguém tem mais esta capacidade do que as entidades representativas. Para Renner, há muita força na união da expertise da CDL POA, de todas as 130 entidades parceiras, dos 30 mil CNPJ ligados à Entidade, que conectados com aceleradoras, incubadoras, startups e profissionais formarão um ecossistema, ou seja, um ambiente de negócios muito mais propício no Estado.

Para Renner, como entidade representativa, a CDL POA tem esse papel para o futuro. É isto que a Entidade pode entregar de mais valioso, tanto para os associados, mas também para todas as entidades espalhadas pelo Rio Grande do Sul e que também precisam de receita para cumprir o seu papel.

O PAPEL DA CDL POA

A Entidade tem um papel de ser provedora de soluções. Porque acredita que, além do propósito representativo, precisa prover soluções em benefício do associado que também é uma fonte de receita para as entidades. Essa troca traz robustez para a entidade conseguir cumprir melhor seu papel representativo. Então, este é um círculo virtuoso.

Todo este momento de dificuldade trouxe muito mais a relevância para as entidades, tanto em seus papéis representativos, de entender os interesses de seus associados, de brigar por eles, quanto o de auxiliá-los a manterem-se no jogo, especialmente o pequeno e o médio varejo. A economia precisa disso. Ela precisa de mais empresa, de emprego, precisa girar e esse é um dos papéis essenciais das entidades.

 

___________________________________________________

A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

Data

24 agosto 2020

Compartilhe