CDL POA entrega a revitalização da Praça Osvaldo Cruz no Centro Histórico

Com o propósito de contribuir com as melhorias no Centro Histórico e no comércio em volta da nova sede, a CDL Porto Alegre entrega à cidade, no dia 30 de junho, a Praça Osvaldo Cruz revitalizada. A Entidade, que também cuidará da manutenção do local por cinco anos, realizou importantes reparos e intervenções arquitetônicas que propiciam melhorias na circulação, na segurança e na utilização do espaço. 

Quem passar pela Praça notará a diferença. Desde a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto, até a instalação de decks em diferentes níveis para que os frequentadores possam aproveitar as sombras em torno das árvores. Canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário também integram a lista de melhorias. 

Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, esta entrega tem um significado simbólico, mas também prático no dia a dia do Centro. “A revitalização da Praça Osvaldo Cruz é mais do que uma contribuição da nossa Entidade e dos lojistas para os frequentadores do Centro, para valorizar uma área comercial e de lazer relevante, pois pretende reavivar as memórias da cidade por meio do resgate histórico de uma das suas mais antigas praças. Estamos entregando este presente para a cidade, no ano que Porto Alegre comemora seus 250 anos, em uma demonstração de como os setores público e privado podem cooperar a fim de tornar a nosso município em um lugar melhor para todos”, declara. 

Ainda, foi restaurado o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz. A obra de arte, em bronze, tem a assinatura do escultor Rodolfo Bernardelli e foi entregue à cidade, em 24 de fevereiro de 1928, pelo Instituto Pereira Filho, na pessoa do professor Manoel Pereira Filho. Existe uma curiosidade em relação ao nome da praça, por ser grafado com a letra ‘v’, e o nome do sanitarista ser escrito com ‘w’. Uma das explicações encontradas foi a exclusão das letras ‘w, k, y’ do alfabeto na revisão ortográfica de 1943, o que pode ter gerado uma atualização dos logradouros do município. 

A nova configuração do espaço traz também a viabilidade de realização de pequenos eventos e a possibilidade de o público conhecer melhor a história do local. “Painéis contarão a história da praça, que possui seus primeiros registros em 1927, e do médico homenageado. No século passado, esta área ficava quase às margens do Guaíba e servia de rotatória para carroças. Por isso, o formato circular, que será preservado. Também nesses painéis contaremos a motivação da CDL POA com o projeto: a valorização do Centro Histórico, que representa o coração do varejo porto-alegrense. Queremos que as memórias da cidade não se percam. Por isso, estamos fazendo essas intervenções para a melhoria do ambiente em todo o seu potencial. Precisamos saber valorizar a nossa história”, detalha a empresária e arquiteta Ana Cláudia Bestetti, diretora da CDL POA.

Durante o evento de inauguração, a Secretaria de Saúde de Porto Alegre disponibilizará uma tenda com profissionais que aplicarão a vacina contra a gripe aos participantes, em uma alusão à continuidade do importante trabalho realizado pelo médico Oswaldo Cruz. A ação ocorrerá entre às 9h e 15h.

A CDL POA atua para defender, conscientizar, orientar e instrumentalizar suas associadas e seus parceiros,  lidera a Rede de Entidades Parceiras, constituída por 150 entidades no interior do Rio Grande do Sul e oferece serviços para mais de 30 mil empresas no Estado. A rede oferece, ainda, ao mercado empreendedor e à população o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que utiliza a expertise da Boa Vista, empresa de inteligência de dados.  

Data

29 junho 2022

Compartilhe