Para compreender o atual ambiente da geração de negócios na Capital, a CDL Porto Alegre analisou o cenário da economia local e nacional, com foco na inflação dos itens relacionados ao Dia dos Namorados, próxima data comemorativa do calendário de 2024. Ao todo, foram eleitos 36 componentes para cesta da data comemorativa, entre eles, alguns relacionados aos segmentos de vestuário, beleza, alimentação, tecnologia, hotelaria, entre outros (lista completa abaixo).
Segundo o economista-chefe da Entidade, Oscar Frank, é possível constatar uma forte desaceleração no período. “O índice passou de +8,9% no acumulado em 12 meses até abril de 2023 para +4,0% em igual janela de 2024 no caso da Região Metropolitana de Porto Alegre. Uma desaceleração de 4,9 pontos percentuais. Porém, o número permanece mais elevado em comparação com o índice cheio (+3,0%) conforme a última leitura”, detalhou o especialista.
Diante das análises, o líder da Assessoria Econômica da CDL POA salienta: “é fundamental que, por um lado, o consumidor pesquise entre diferentes alternativas e procure o melhor custo-benefício. Por outro, essa é uma oportunidade para a concessão estratégica de condições especiais por parte dos lojistas e prestadores de serviços quando possível”.
Veja a lista completa dos itens analisados:
Leia na íntegra a Nota Técnica sobre a Inflação do Dia dos Namorados 2024