Entenda como manter o indicador de inadimplência controlado e como fazer o acompanhamento
Quando falamos em ofertar crédito a consumidores, um dos pontos que demanda maior cuidado é o índice de inadimplência dentro da empresa. Este indicador auxilia na manutenção de um controle maior sobre a saúde financeira do negócio e, além disso, serve como termômetro para saber se a gestão de riscos da organização está trazendo resultados positivos.
Muitas empresas recebem pagamentos em atraso por motivos diversos, mas nem todos valores que não são pagos após a data de vencimento são considerados inadimplência. De modo geral, a inadimplência se estabelece a partir de um prolongamento do atraso, ou seja, múltiplos pagamentos em aberto, e também quando a falta destes valores prejudica a saúde financeira da empresa.
No varejo, os pagamentos considerados inadimplentes são aqueles com mais de 90 dias de atraso e menos de 180. Para evitar que isso aconteça, é essencial que as empresas mantenham contato com os clientes após as vendas, pois assim podem ser feitas cobranças amigáveis antes mesmo do vencimento, garantindo que o pagamento seja feito corretamente.
Para evitar o aumento da inadimplência em casos de crediário próprio, por exemplo, as associadas da CDL POA podem contar com as Consultas Positivas, que garantem maior assertividade e segurança nas operações de concessão de crédito. E além disso, as empresas também podem acompanhar o Indicador de Inadimplência CDL POA, que mede mensalmente a inadimplência dos consumidores do Rio Grande do Sul e de Porto Alegre. O indicador permite que as empresas entendam o cenário de inadimplemento para tomada de decisões e construção de estratégias.
Como calcular o índice de inadimplência
A partir do acompanhamento do índice de inadimplência é possível analisar todo o contexto financeiro da empresa e definir as melhores estratégias para buscar sempre a redução deste indicador. O objetivo de realizar o cálculo do índice de inadimplência é justamente definir as melhores soluções para evitar pagamentos em atraso e, assim, manter o equilíbrio financeiro do negócio.
Para chegar a este índice, esta fórmula pode ser utilizada:
ÍNDICE = (T90/TT)x100.
Sendo que:
*T90 são os pagamentos que estão em atraso por 90 até 180 dias.
*TT é o total de pagamentos cobrados no período.
Ou seja: se você estiver calculando o ÍNDICE de julho deverá considerar pagamentos que deveriam ser realizados em janeiro, fevereiro e março. E TT é o total de pagamentos cobrados no período. Feito isto, é só dividir os pagamentos inadimplentes pelo valor total e multiplicá-lo por 100. O resultado será a porcentagem de inadimplência da empresa.