Conforme comunicado do Banco Central, o COPOM decidiu aumentar a taxa de juros básica da economia em 0,25 p.p., elevando assim a Taxa SELIC para 7,5% a.a. De acordo com a nota da instituição, a decisão do Comitê reflete a preocupação da instituição não só com o aumento como com a dispersão dos aumentos de preços, especialmente do IPCA – que mede a meta de inflação. A decisão não foi unânime, tendo dois votos em favor da manutenção da taxa de juros nos anteriores 7,25% a.a.
O destaque da decisão é a mudança de atitude do Comitê quanto à persistência do aumento dos preços, já que nas decisões anteriores salientava essa persistência mas optava pela manutenção dos juros. Ainda conforme a nota do banco entendemos que as próximas decisões serão marcadas pela cautela e, portanto, movimentos muito bruscos na taxa de juros não devem ocorrer – salvo aconteça uma forte piora da atividade econômica interna e externa.
As expectativas do mercado estavam divididas sobre qual seria a decisão do Banco Central. A mediana de todo o mercado esperava aumento da SELIC para 7,75% a.a. Entretanto, se olhássemos a mediana das instituições que mais acertam suas projeções a expectativa era de menor aumento nos juros: entre manutenção da taxa em 7,25% a.a. e aumento para 7,5% a.a.
Salientamos que as mudanças na taxa de juros levam de 3 a 4 meses para surtir efeito sobre os preços no Brasil, de modo que a decisão de hoje não deve provocar mudança na evolução dos preços imediatamente. Entretanto, em termos de efeitos sobre crédito e taxas de juros das modalidade de empréstimo os efeitos são mais rápidos. Desta forma, não descartamos um certo aumento da inadimplência nos próximos meses.
A ata da reunião do COPOM, a ser divulgada em dia 25/04, poderá apontar se essa mudança faz parte de um novo ciclo de aumento de juros, ou se é uma decisão pontual do Banco Central.
Atualmente as expectativas de inflação apontam que o IPCA deve fechar o ano em 5,7%.(em % a.a. – final de período; em var % acumulada em 12 meses, respectivamente)
Fonte: Banco Central do Brasil. Elaboração: AE/CDL POA.