A estratégia de SEO para e-commerce consiste em aplicar um conjunto de técnicas de otimização de uma loja virtual para obter melhor posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de buscas e, através dele, a marca pode aumentar o tráfego nas páginas de produtos e, consequentemente, as conversões vindas desse canal.
Cada vez mais as compras acontecem pela internet. E muitas dessas compras são descobertas através de pesquisas em plataformas como Google, Bing e DuckDuckGo. Através deles as pessoas buscam e analisam produtos diversos para encontrar o melhor preço e promoções para aproveitar.
Mas ter um e-commerce bem estruturado e que valorize o SEO não auxilia só o canal digital. Conforme a pesquisa State Of Search Brasil 5, realizada entre entre maio e junho de 2024, pela agência de SEO Hedgehog Digital, 29% utilizam o Google e outros buscadores para obter informações de produtos, mas acabam optando por compras em lojas físicas. Ou seja, trabalhar o SEO também leva a aumento de vendas fora do ambiente digital.
Como fazer SEO para e-commerce
Veja uma lista de prática que você deve ficar atento para seu site aparecer nos primeiros lugares dos mecanismos de busca e atrair ainda mais atenção do seu público.
1. Defina palavras-chave
As palavras-chave são o que determinam o quão facilmente o cliente vai achar a sua marca nas buscas. Elas podem ser de dois tipos: head tail e long tail.
As head tail são termos curtos e gerais sobre o produto da página. Já as long tail são expressões específicas que trazem mais informações sobre o produto em questão. O último grupo é essencial para ranquear melhor o item na página de pesquisa, principalmente em nichos específicos, o que pode garantir uma melhor taxa de conversão.
Para encontrar essas palavras, o Keyword Planner, do Google Ads, pode ajudar, buscando termos com maior volume dentro do interesse..
2. Crie bons títulos
Todas as páginas do site devem ter títulos (Title tags) adequados para alcançar um bom ranqueamento. Title tag é o título que aparece nos resultados dos mecanismos de pesquisa, nas publicações nas redes sociais e também nas guias do navegador. Muitas vezes a title tag é também chamada de Título SEO.
Como os buscadores têm um limite de caracteres para exibir, estruture sempre um nome curto que apresente a informação. Mantenha o título com, no máximo, 60 caracteres.
3. Formate os subtítulos
Assim como em um blogpost, itens em uma loja digital podem utilizar a composição de subtítulos para valorizar o conteúdo em mecanismos de pesquisa.
Trabalhar as “heading tags” H1, H2, H3, e assim por diante, auxiliam o buscador a entender o conteúdo da página e vincular da maneira correta o produto.
A H1 deve ser sempre o título do item. O H2 são os subtítulos mais importantes como ‘valor’, ‘descrição’, ‘características’. Os demais devem ser utilizados conforme seu conteúdo for se ‘quebrando’ em partes menores. Ajudando a navegação do leitor pela página
4. Não esqueça da Meta Description
Quando se procura algo no Google, o resultado não apresenta apenas um título, mas também uma descrição. Apesar de muitos acharem que ela é o início do conteúdo de uma página, na verdade não é assim. O resumo da página é a Meta Description e é criada à parte do conteúdo da página, mais ou menos como o Tìtulo SEO (Title tag).
É importante que esse texto seja curto e fiel ao conteúdo da página. Caso contrário, o usuário pode entrar no site e sair rapidamente, aumentando sua taxa de rejeição, o que mostra para o buscador que a página não é relevante. O que pode fazê-lo cair no ranking de pesquisas.
Para melhorar ainda mais a experiência do usuário, e aumentar as chances de clique, escreva Meta Descriptions de até 160 caracteres para aparecerem completas durante a pesquisa.
5. Otimize as imagens
No e-commerce as imagens são imprescindíveis para cativar o consumidor e ajudar na decisão de compra. Mas elas podem também ajudar o seu site. Assim como títulos e descrição, as imagens contém tags que ajudam os buscadores a indexar o conteúdo.
As tags são a <alt> que podem vir com o nome o nome ‘descrição alt’. Ela deve descrever a imagem e, de preferência, conter a tag principal da página em questão. Além dela, existe a tag do nome da foto que é a <src>. Sempre tente alterar o nome do arquivo para uma descrição da imagem. Não deixe o nome original e genérico dado pela câmera para numerar as imagens. Isso pode ajudar na classificação do seu produto nos buscadores.
6. Ajuste as URLs
O endereço web do site (URL), é outro elemento importante de SEO, pois ajuda os buscadores a encontrar a página e entender sobre o que ela trata. Mas além dos mecanismos de busca, uma URL de fácil leitura auxilia o usuário a identificar o conteúdo e confiar no que está clicando, aumentando suas chances de conquistar o cliente. Lembre de sempre utilizar sua palavra-chave principal na URL.
Outro ponto importante para seu e-commerce é o cuidado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que protege a liberdade e a privacidade do usuário do site, e garante a segurança dos dados da sua empresa. Para ficar atento a todo processo e ter maior controle sobre o processo, conheça a Consultoria LGPD da CDL Porto Alegre e tenha todo suporte jurídico e tecnológico para crescer seu negócio com mais tranquilidade.