As possibilidades das notificações push como estratégia de vendas - CDL POA

As possibilidades das notificações push como estratégia de vendas

Presença digital das empresas influencia no comportamento de consumo e é cada vez mais requisitada pelos clientes

A pesquisa de final de ano da CDL POA aponta que 42,4% das pessoas são influenciadas pelas notificações, sendo uma estratégia digital que pode trazer resultados financeiros para as empresas, principalmente em momentos de grandes ofertas como Black Friday ou datas comemorativas. As notificações push são aquelas mensagens enviadas diretamente para o smartphone dos clientes e que têm como objetivo direcioná-los para uma ação específica – seja a divulgação de uma promoção ou, então, lançamentos e novidades.

Como o uso do celular tem aumentado cada vez mais, o fato de uma empresa conseguir se comunicar diretamente com o cliente através de uma mensagem objetiva pode garantir que ela receba uma atenção maior e, muitas vezes, instantânea. Para garantir que as notificações push estejam alinhadas com o aumento das vendas, existem diferentes estratégias que podem ser colocadas em prática.

Para garantir a eficácia das notificações push, as empresas precisam avaliar a qualidade da mensagem elaborada, bem como a presença digital e as facilidades que serão oferecidas aos clientes a partir daquela comunicação. Ou seja, o bom funcionamento do site (ou aplicativo), a clareza das informações (sejam sobre promoções ou lançamentos) e a experiência positiva do cliente ao navegar no destino escolhido (página de vendas ou redes sociais, por exemplo).

Estratégias para notificações push: relações de compra no digital

Entre as possíveis estratégias para colocar em prática a comunicação efetiva com os clientes a partir do uso de notificações push, estão:

1 – Lembretes: uma das opções voltadas ao remarketing com o objetivo de garantir que uma compra seja finalizada. Nesses casos, o cliente chegou a incluir produtos no carrinho e, por algum motivo, acabou não efetuando o pagamento. Assim, com o envio de uma notificação de lembrete, as empresas podem garantir a venda;

2 – Informativos sobre as compras: outra estratégia interessante para estreitar os laços com os consumidores são as notificações específicas sobre um produto que ele já comprou. Dessa forma, os envios terão o objetivo de tranquilizar o cliente e também melhorar a experiência com a marca;

3 – Convidar: enviar convites para que os clientes conheçam as redes sociais da empresa e, a partir disso, estejam sempre atualizados sobre ofertas especiais, pode ser uma alternativa interessante para aumentar as vendas;

4 – Promoções: enviar mensagens específicas sobre promoções exclusivas pode incentivar o cliente a clicar na notificação e conhecer as ofertas, podendo também realizar compras a partir das condições especiais; 

De acordo com o estudo Copa do Mundo, Black Friday e Natal: quem ganha a atenção do consumidor?, produzido pela CDL POA com foco no comportamento do consumidor, é importante que as empresas realizem atendimentos personalizados, pensando em como o cliente deseja ser atendido. Além disso, a pesquisa concluiu que mais de 80% dos consumidores utilizam WhatsApp para compras. 

Então, é importante que as empresas utilizem estas plataformas e, além disso, mais do que oferecer produtos, devem apostar no envio de notificações em push e estimular o vínculo com a marca, instigando o desejo de consumo. As notificações push e o relacionamento digital com os clientes é um dos destaques selecionados com relação aos aprendizados e às oportunidades para o varejo. 

 

 
 

Data

01 dezembro 2022

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