Black Friday puxou com força as vendas também no RS - CDL POA

Black Friday puxou com força as vendas também no RS

Black Friday puxou com força as vendas também no RS

15

JANEIRO, 2019

Notícias

Será que ganha do Natal? A coluna perguntou para o economista da CDL Porto Alegre

Lojistas do Rio Grande do Sul tiveram um novembro de crescimento das vendas, assim como a média nacional da pesquisa do IBGE. Foi o mês da Black Friday, liquidação criada nos Estados Unidos que ganhou espaço significativo no calendário do varejo e do consumidor aqui no Brasil.

Na comparação com outubro, o volume de vendas do comércio cresceu 1,4% aqui no Estado interrompendo dois meses de queda. A pesquisa foi divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (15) e o dado refere-se ao varejo restrito. A instituição mede ainda o que chama de “ampliado”, que inclui materiais de construção e veículos.

Mas o economista-chefe da CDL Porto Alegre, Oscar Frank, ressalta que o sucesso da edição de 2018 da Black Friday pode ser medido usando a comparação com novembro de 2017, que apresentou um avanço de 4,7% nas vendas do varejo gaúcho. Mesmo que o dado do mês inclua vendas fora do período da liquidação. Ainda assim, sinaliza que superou a Black Friday do ano anterior.

— A liquidação puxou o mês para cima. Setores mais sensíveis às promoções cresceram acima da média. É o caso de “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, que inclui lojas de departamento, brinquedos, óticas e joalherias, que vendeu 8,2% mais. Destaque também para os eletrodomésticos, com avanço de 5,9% — exemplifica Frank.

Com o crescimento, o Rio Grande do Sul fica apenas 0,2% abaixo do pico da série histórica de vendas, registrado em agosto de 2018. A comparação é enfatizada pelo economista da CDL:

— É um nível praticamente semelhante ao registrado antes da acentuação da crise, a partir de 2015. Devemos, no entanto, observar que a mudança metodológica na pesquisa em 2017 tornou as comparações menos robustas à realidade. Além disso, vale lembrar que a pesquisa considera apenas estabelecimentos com 20 funcionários ou mais.

Será que passa o Natal? 

Cada vez mais, lojistas relatam antecipação de vendas de Natal ainda durante a Black Friday. E vai além, consumidores adiam as compras que seriam feitas nos meses anteriores. O economista Oscar Frank, no entanto, acha que está longe de a liquidação se tornar a principal data de vendas do ano, tirando o posto do Papai Noel.

— Se pegamos a série sem ajuste, vemos que as vendas saltam em dezembro em comparação com os demais meses do ano. Em média, crescem de 30% a 35%. Natal mais 13º salário é uma combinação infalível — conclui Frank.

*Fonte: Site GZH – Coluna Giane Guerra

 

Data

15 janeiro 2019

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.