A entrada de Registros de Inadimplentes no SCPC em julho aumentou 7,1% no RS na comparação com o mesmo mês do ano anterior. A variação da saída foi de 0,4% na mesma base de comparação, indicando, novamente, aceleração da inadimplência no estado.Os indicadores medem a variação na entrada (Inclusões) e saída (Exclusões) de registros de pagamentos em atraso no SCPC, de acordo com amostra representativa selecionada nacionalmente pela Boa Vista Serviços.
Inclusões
- contra igual mês ano anterior: +7,1% no RS, e +4,2% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: +2,9% no RS e 0,0% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +7,4% (RS) e +1,7% (POA);
- cumulado em 12 meses: +9,1% (RS) e +1,9% (POA).
Exclusões
- contra igual mês ano anterior: +0,4% no RS, e +6,7% em Porto Alegre;
- contra mês imediatamente anterior: +2,7% no RS e +10,2% em POA (com ajuste sazonal);
- acumulado do ano: +4,2% (RS) e +1,1% (POA);
- acumulado em 12 meses: +3,0% (RS) e -1,2% (POA).
(em var. % mensal)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
Comparações Regionais
Na comparação de julho desse ano com o do ano passado, a região Sudeste foi a única das cinco regiões do país a apresentar aceleração das inclusões. Porto Alegre apresentou desaceleração da inadimplência, enquanto o RS apresentou uma piora significativa nesse quesito. Ainda assim, o nível de variação das exclusões permanece alto no RS, permanecendo em uma trajetória acima do Brasil e de Porto Alegre no acumulado em 12 meses.
Considerações da Assessoria Econômica
O comportamento observado no Registro de Inadimplentes para o agregado brasileiro foi de aumento nas inclusões (-2,7%) e nas exclusões (+1,2%) em julho de 2015 frente ao mesmo mês do ano anterior. Como houve queda nas inclusões e aumento nas exclusões, houve melhora no saldo de inadimplência, diferente do observado no mês anterior.
Desde meados de 2013, a variação de inclusão no registro do SCPC no acumulado em 12 meses apresenta tendência de crescimento para RS, Brasil e Porto Alegre. Nos últimos meses, os índices em acumulado em 12 meses têm se mantido estável para Brasil e Porto Alegre, embora com uma leve tendência de aumento. Para o RS, tanto o índice de inclusões quando o de exclusões no acumulado em 12 meses segue em uma tendência significativamente maior que Brasil e Porto Alegre. Nesse caso, o comportamento dos dados de Porto Alegre se aproxima mais do comportamento dos dados nacionais do que o dos dados gaúchos.Para os próximos meses, os fundamentos que afetam o Varejo e restringem a expansão de consumo das famílias devem continuar a agir – ao menos no primeiro semestre de 2015:
- taxas de juros mais elevadas (e com perspectiva de novos aumentos, dada a última decisão do Banco Central);
- inflação elevada, com expectativa de mercado de terminar o ano em 8,79%, bem acima do teto do intervalo da meta de inflação, que é de 6,5%;
- mercado de trabalho com sinais de desaquecimento, especialmente na demanda por trabalho (geração de empregos) – o que significa desaceleração da renda;
Por fim, as projeções da Assessoria Econômica da CDL POA para agosto no cenário base são de um aumento das Inclusões no Brasil (+1,5%) e uma elevação maior das Inclusões do RS (+9,3%) no acumulado em 12 meses. Para as Exclusões, as projeções são de -2,2% e +3,2%, respectivamente.(em var. % acumulada no ano)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.
(em var. %)
Fontes: Boa Vista Serviços/CDL POA. Elaboração: AE/CDL POA.