Como a Segurança Pública impacta diretamente no Desenvolvimento Regional — esse foi o tema central da reunião-almoço Momento do Empreendedor, da ACIST-SL, realizada nesta quinta, 27, no Espaço Luz e Festa. A palestra: ‘Segurança e Desenvolvimento Regional’ foi ministrada pelo delegado Eduardo Hartz, titular da 3ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (3ª DPRM).
O evento reuniu associados, autoridades, empresários e convidados especiais. Logo no começo da reunião-almoço, o presidente da ACIST-SL, Daniel Klafke, agradeceu a presença de todos e ressaltou que cada vez mais a entidade têm se preocupado com temas estruturais que impactam diretamente no desenvolvimento da cidade, como é o caso da Segurança Pública. “O evento de hoje representa muito essas pautas estruturais: nossa preocupação com a segurança, e é por isso que estamos cada vez mais engajados nessa pauta, com foco na retenção de negócios e na atração de novos investimentos. Nenhuma empresa vai querer investir aqui (ou permanecer na cidade) se não tivermos um ambiente seguro”, pontuou o presidente.
Klafke lembrou também que a integração entre as forças de segurança e a comunidade empresarial, através da interlocução com o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de São Leopoldo (CONSEPRO), têm impacto direto na redução da criminalidade. E que as boas práticas de São Leopoldo têm atraído a atenção de outras cidades gaúchas — inclusive a ACIST-SL lidera o Grupo de Trabalho da Segurança Pública da FEDERASUL, que tem como objetivo discutir estratégias para conter o avanço da criminalidade no estado. “Estamos levando o excelente case de Segurança Pública que temos aqui em São Leopoldo para outras cidades”, finalizou Klafke.
Em seguida foi servido o almoço e na sequência teve início a palestra com o delegado Eduardo Hartz. Na oportunidade o delegado apresentou perspectivas essenciais sobre políticas de prevenção, integração institucional e estratégias que têm reflexo no ambiente de negócios. Ele apresentou os índices referentes à criminalidade e ressaltou que os números vêm caindo em São Leopoldo nos últimos anos e lembrou que a cidade ocupa a quarta posição entre os municípios mais seguros do Rio Grande do Sul (com população acima de 100 mil habitantes).
Reforçou que isso é resultado do trabalho integrado entre as forças policiais, empresários e comunidade em geral. “Essa integração que ocorre aqui em São Leopoldo se reflete na atração de investimentos, garante estabilidade para as empresas e melhora a qualidade de vida da população” observou Hartz.
O delegado citou também que São Leopoldo é referência na aplicação de recursos do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) — iniciativa do governo do Estado, baseada em parceria público-privada, permite que empresas destinem parte do ICMS devido para áreas específicas da segurança. Somente no município já foram investidos mais de R$ 8,5 milhões em equipamentos, armamentos e veículos para reforçar a atuação das forças de segurança.
Ao final da palestra, houve um painel com perguntas para o palestrante, o qual teve a mediação do presidente da ACIST-SL. Em agradecimento pela participação do palestrante Eduardo Hartz, o presidente da ACIST-SL entregou uma lembrança da cidade de São Leopoldo, Berço da Imigração Alemã no Brasil. O presente contém uma cerveja cujo nome é a data da chegada dos imigrantes alemães a São Leopoldo, e uma cerâmica de um ponto turístico da cidade, produzida por uma indústria local.
Homenagem às empresas aniversariantes
Ainda durante o evento foram homenageadas as empresas que celebraram aniversário de fundação em anos múltiplos de cinco em 2025 — são elas: Centro de Integração Empresa Escola — CIEE (50 anos), Metal Work Pneumática do Brasil (50 anos), Rolamentos Mar do Brasil (45 anos), Herzer & Santos Advogados Associados (35 anos), Jorge A. A. do Amaral Advogados Associados (30 anos), Fogliatto Contabilidade (25 anos), Higra Industrial Ltda (25 anos), Equipe Center Funilaria e Pintura Automotiva (20 anos), ATS Treinamentos (5 anos), Estela Ortácio Assessoria Virtual (5 anos), e Tatiana Timm Institute (5 anos).
Os representantes dessas organizações receberam uma placa comemorativa da ACIST-SL. Ainda foi feito o sorteio dos brindes dos patrocinadores. Essa foi a última edição do ano do Momento do Empreendedor, que tem o patrocínio das seguintes empresas: Sicredi, Stihl, SKA, Frontec, W3K, Unimed, Vila Rica, CDL POA, Datwyler e Dr Fiscal. A próxima edição do evento acontece em março — em breve a programação completa.