Cooperação e importância da humanização foram tema do painel “Mudança de Mercado e o Poder Coletivo: Como Entidades Fortalecem o Varejo de Moda e Aceleram Vendas” durante a Expo Smart Fashion. Participaram do painel o vice-presidente da CDL Porto Alegre, Carlos Klein; a presidente da ACPA, Suzana Vellinho; e o presidente do Sindilojas-POA, Arcione Piva.
A Expo Smart Fashion conectou profissionais, marcas e fornecedores do setor da moda. As entidades foram convidadas para o painel para reforçar a importância do trabalho coletivo e do associativismo como forma de desenvolver marcas e pessoas em diferentes setores.
Para os painelistas, as entidades não representam apenas os comerciantes, mas a comunidade como um todo. “Entidades, mais que representar, trabalham para colaborar com a sociedade, além do setor. Afinal, uma sociedade sadia ajuda os negócios irem além”.
O tema do trabalho cooperativo levou para uma conversa sobre a importância da humanização nos dias de hoje. Os painelistas defenderam que, apesar das constantes inovações tecnológicas, uma experiência cada vez mais humana é essencial para aproximar as pessoas e se diferenciar como marca.
Klein ressaltou as soluções da CDL POA para o setor de moda como a parceria com a Start by WGSN que oferece treinamentos e conteúdo para varejistas e produtores; além do evento Moda Pelo RS que surgiu em 2024 para ajudar os lojistas após a enchente e teve sua segunda edição em 2025.