Na quarta-feira (12), a CDL Porto Alegre promoveu a capacitação ‘Seu atendimento está realmente preparado para todos os clientes?’ que apresentou aos lojistas como eles podem se preparar para atender autistas e famílias pensando na inclusão e no acolhimento.
Os palestrantes da noite foram Ana Carolina Rodrigues e Igor Bueno, da Causa Nobre, empresa que atua no desenvolvimento de produtos e projetos de impacto social. Os facilitadores são autores do livro “Diário Azul – Uma jornada através do Autismo” em que trazem suas experiências com o transtorno.
Focado no varejista, o evento apresentou conceitos do autismo, níveis de suporte, características do TEA (Transtorno do Espectro Autista), capacitismo e estereotipias. Além disso, mostrou como os lojistas podem adaptar o atendimento e o ambiente para receber essas pessoas.
Entre os principais projetos apresentados está a primeira Sala Sensorial do Sul do Brasil, presente no Canoas Shopping, que foi elaborada em parceria com a Causa Nobre. Neste espaço, famílias podem aproveitar para descansar e diminuir os estímulos que os autistas de diferentes níveis recebem para se regularem e evitar crises. O ambiente auxilia a diminuir estímulos como luzes, sons, cheiros, texturas e demais sensações que possam agravar uma crise em uma pessoa com o transtorno do espectro autista.
O evento foi o primeiro organizado pela CDL Porto Alegre sobre o tema, em busca da capacitação dos profissionais do varejo. Conforme a gestora de Recursos Humanos e Capacitação para o Varejo, Elisa Pesa, a CDL POA trará ainda mais capacitações como essa para preparar os lojistas para atender da melhor formas todas as pessoas.