A menos de um mês da data, parte dos estabelecimentos de Porto Alegre já conta com espaços específicos para os produtos
Avaliação recente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) aponta para cenário “relativamente favorável” para as vendas de Páscoa neste ano, com expectativa para números melhores do que os observados no ano passado.
A economista da Fecomércio-RS Giovana Menegotto afirma que essa projeção está calçada em manutenção do emprego e da renda e inflação controlada, que ajudam o consumo de alguns itens. Giovana afirma que essa expectativa por alta no volume de vendas atinge os itens que mais movimentam essa época do ano, como os presentes envolvendo chocolates e itens para a Sexta-Feira Santa, a exemplo dos pescados.
– Teve um quadro com desinflação importante, puxada por alimentos. Isso contribuiu para abrir um espaço no orçamento das famílias – explica a economista.
Mesmo com esse sinais positivos, a Fecomércio-RS alerta para fatores que impedem um cenário ainda melhor para as vendas de Páscoa. Entram nesse grupo a inadimplência e a falta de confiança do consumidor, que seguem em patamares elevados. Nesse sentido, a busca por produtos com preço mais em conta e substitutos deve se destacar, segundo a especialista.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre, Irio Piva, também projeta números melhores para o comércio de Páscoa neste ano. A entidade prepara pesquisa sobre a data, que deve ser divulgada nos próximos dias. Também citando ambiente econômico, o dirigente estima varejo com maior volume de vendas nos diversos produtos e itens ligados ao feriado:
– Os juros caíram, mesmo que lentamente, e o nível de emprego aumentou, o que cria mais possibilidade de consumo.
A reportagem de GZH esteve em dois supermercados de Porto Alegre que contavam com áreas especiais para produtos de Páscoa, nesta terça-feira (5). Os locais estavam abastecidos, com diversas opções de ovos de chocolate. No entanto, o movimento nesses espaços era pequeno, sem clientes analisando itens e preços no meio da tarde.
Integrantes do setor estimam que a procura deve aumentar mais na proximidade da Páscoa, que é comemorada no dia 31 de março neste ano.
Fonte: GZH