Lideranças esperam por melhora na economia - CDL POA

Lideranças esperam por melhora na economia

Mudança pode vir com aprovação do arcabouço e antecipação do 13º, apontam dirigentes do comércio e de serviços

Com um primeiro semestre que está quase no fim, segmentos econômicos gaúchos traçam a perspectiva para a reta final de 2023. Dirigentes ligados ao varejo e serviços mesclam visões mais realistas e até de otimismo moderado sobre a condição para reverter efeitos de juros altos, custo da inflação e endividamento de consumidores, três ingredientes que marcam o ano até agora. As percepções foram repassadas durante o evento dos 90 anos do Jornal do Comércio na sede da Fiergs na manhã de ontem.

A aprovação do novo arcabouço fiscal pode ajudar na revisão da taxa básica Selic e novos recursos, como o décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS, podem movimentar o varejo, com redução de dívidas, sinaliza o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva. “Avançando nas medidas, já ajuda o varejo. Decisões podem levar os consumidores a retomar compras”, avalia o dirigente, que comanda esta semana a Feira Brasileira do Varejo, em Porto Alegre. Eduardo Oltramari, coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), um segmento que vem mostrando elevações e recompondo vendas pós-pandemia, avalia que há ainda muita incerteza e que o “mercado está mais contemplativo”. “Muito difícil fazer qualquer previsão sobre o momento independentemente das decisões econômicas”, comenta Oltramari, que também é superintendente do Shopping Total, na Capital.

Para o gestor, as notícias sobre o cenário econômico e a insegurança jurídica geram reflexos que acabam afetando o fluxo do varejo, associa. O cenário impede que o consumidor dimensione o que vai acontecer, por exemplo. “Os shoppings também sofrem”, diz Oltramari. “Se for reabilitada a segurança jurídica e redimensionada a perspectiva de uma agenda positiva factível, o comércio se revitaliza. O segundo semestre sempre é melhor”, projeta o dirigente da Abrasce. Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, é mais cauteloso sobre melhorias, mas diz que “não perde a esperança”. “Há um temor de carga tributária maior com o novo arcabouço fiscal e muitas coisas que travam e geram insegurança política”, observa Bohn. Para o dirigente, as empresas vivem um clima de incerteza sobre o futuro devido ao ambiente de polarização política e aos juros em patamar elevado. “A taxa pode baixar no último trimestre do ano, com pouco efeito no curto prazo. Não temos um cenário muito bom para este ano”, resume o presidente da Fecomércio-RS.

Bohn destaca a recente aprovação de um programa de refinanciamento de dívidas para pequenas empresas de serviços e turismo, “que não tinham voltado com toda força no pós-pandemia”. O segmento de supermercados, que no Estado vem tendo crescimento mas sente impacto da inflação na rentabilidade, tenta segurar repasses de tributação que recai nas empresas do setor que antes incidiam na indústria e que exige ainda adaptação, diz Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

“Não vemos motivos de aumento de renda e euforia”, avalia Longo, sobre os últimos meses do ano. O presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, aposta em um segundo semestre melhor que o primeiro, que “assustou as pessoas, com o governo que demorou a definir medidas”. “Passado o susto, as pessoas devem voltar a comprar”, aposta o presidente da CDL-POA. Piva indica que não tem ocorrido repasse de aumentos, como em áreas de materiais de construção, que foi uma constante no pós-pandemia. “O segundo semestre vai ser melhor, mas não vai ser aquela explosão”, opina.

 
Fonte: Jornal do Comércio
 

Data

29 maio 2023

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.