Quais os impactos de longo prazo da educação financeira em escolas brasileiras? - CDL POA

Quais os impactos de longo prazo da educação financeira em escolas brasileiras?

A falta de educação financeira é crônica em nosso país. Conforme o comparativo internacional elaborado pela OCDE em 2018, ocupamos a 17ª colocação entre 20 nações no ranking de proficiência, obtido a partir da aplicação de testes junto a estudantes de 15 anos. No entanto, essa incômoda realidade é passível de alteração.

Pesquisa divulgada pelo Banco Central em julho de 2022¹ mostra como uma ação coordenada produziu resultados positivos. O projeto-piloto foi implantado durante dezessete meses entre 2010 e 2011, contemplando 25.000 alunos de 892 colégios públicos de seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Tocantins e Distrito Federal). Com o objetivo de identificar os efeitos após oito anos da intervenção, os autores conseguiram mapear cerca de 64% dos CPF’s, ou aproximadamente 16 mil participantes, confrontando-os com o subconjunto não exposto à iniciativa.

A primeira evidência é de que o grupo que recebeu o conteúdo demanda menos o cheque especial e o crédito rotativo do cartão de crédito – linhas caracterizadas por seus custos elevados. Apenas para fins de exemplificação, de acordo com as estatísticas oficiais, as taxas médias de juros em cada modalidade atingiram, respectivamente, 129,09% e 430,45% ao ano em março de 2023.

Outros achados igualmente interessantes dizem respeito: (1) à redução da chance de atraso no pagamento das obrigações contratadas; (2) a maior probabilidade de ser MEI e (3) a menor possibilidade de estar empregado com carteira assinada. Uma das hipóteses capazes de explicar os pontos (2) e (3) é a de que a plataforma encorajou o investimento em capital humano, aumentando a propensão pela busca por ensino superior e por pós-graduações. Além disso, havia módulos sobre empreendedorismo no programa.

Em suma, se a fotografia atual é bastante preocupante, existem alternativas que, se bem desenhadas e escaláveis, podem contribuir para aprimorar a educação financeira, gerando mudanças socioeconômicas notáveis.

¹ The Long-Term Impact of High School Financial Education: evidence from Brazil.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

15 maio 2023