Xô, baixo astral! - CDL POA

Xô, baixo astral!

Porto Alegre – Aplacar o medo com a insegurança pública e fortalecer o otimismo e confiança da população gaúcha. Com isso, também alavancas o consumo. Mote da campanha intitulada Reage RS – Não dê Voz e Vez ao Medo, lançada nesta quinta-feira, na capital, por diferentes entidades do comércio e varejo em coletiva de imprensa na sede daCâmara dos Dirigentes Lojistas (CDL-POA).
Distribuída em duas fases, uma em outubro e outra nos meses de novembro e dezembro, as peças publicitárias em diferentes mídias começam a ser veiculadas nesta segunda-feira, abrangendo todo o Estado. “Nosso apelo é para que a população volte a transitar, para coibir o medo que se instalou na cabeça dos gaúchos, mas que não tem toda essa dimensão que dizem ter”, enfatizou o presidente da CDLPOA, Gustavo Schiffino, ao culpar a irresponsabilidade de alguns, em especial nas mídias sociais, pelo clima de terror instalado e, que segundo ele, não deriva apenas da crise política e econômica federal e estadual.
“Mas a partir, principalmente, do parcelamento salarial dos servidores da segurança pública entre agosto e setembro. Que a segurança ficou fragilizada em função disso todos sabemos, mas foram para as mídias sociais inverdades”, disse ele, ilustrando para supostas ocorrências de arrastões e assaltos em pontos centrais da capital e região metropolitana. Como saldo, a forte queda na Intenção de Consumo das Familias (ICF) gaúchas, conforme dados de pesquisa da CDL-POA e da Federação das Associações Comerciais e de Serviços (Federasul).

Eco no Piratini

Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Sindha), Henry Chmelnistky foi enfático na observação sobre qual discurso o empresariado espera a partir de agora de José Ivo Sartori e comandados que, muitas vezes, pregam um cenário de fim de festa ao RS, na contramão da campanha capitaneada pelas entidades. “Forte, otimista e pró-ativo em relação à sociedade, para que esse quadro se ahtere”, assinalou. Vilson Noer, da AGV, comentou que quando começou a se pensar na Reage RS uma das intenções foi também envolver o Palácio Piratini na iniciativa. “Fomos contra o aumento do ICMS, mas já que ele foi aprovado, o governo tem condições agora de manter
o pagamento dos salários em dia e, a partir de janeiro, com os 2 bilhões de reais extras do imposto, terá condições de injetar esse valor na economia do Estado, através de investimentos diversos, mas muito em segurança”.

SENSAÇÃO DO MEDO

Pontuando que a campanha busca uma retomada do crescimento do Estado e um consumo consciente, a presidente em exercício da Federasul, Simone Leite, referendou que a retração nas vendas na capital e região foi maior em comércios como bares e restaurantes. “Com queda em torno de 30%. E isso se deve muito a noite, quando as pessoas estão evitando sair de casa”. A aprovação do aumento do ICMS para fazer frente às despesas do Estado, comentou ela, terá agora que focar em serviços essenciais. “Como a segurança. E pretendemos que o governador fique comprometido com essa questão”, pontuou a presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cies).

MAIS DE R$ 1 BILHÃO EM PERDAS

A partir de uma queda real de 10% nas vendas entre agosto e setembro, o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV), Vilson Noer, não teve medo de dimensionar o tamanho das perdas ao setor. “Se tivermos em mente que o RS fatura em torno de 8 bilhões de reais no varejo por mês, em média, podemos dizer que nesses últimos meses perdemos mais de um bilhão de reais em venda”, exemplificou. Segundo ele, a cifra mesmo que expressiva, impacta não apenas no varejo, mas também no governo. “Pois há sinais claros de queda de arrecadação. O governo precisa virar esse jogo, já que ganhou o jogo dos aumentos de impostos. E hora de retomar agenda positiva”, alertou, destacando que o setor segue na luta para tentar derrubara Diferença de Alíquota (Dita), também chamada de imposto de fronteira, e que atinge 85 mil micro e pequenas empresas, optantes do Simples.

SAIBA MAIS

Campanha Reage RS – Não dê Voz e Vez ao Medo Quem promove: CDL e Sindilojas Porto Alegre, Fecomércio, Federasul, AGV, Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha) e Região, Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert); Foco: retomada do consumo consciente e da segurança do ir e vir dos cidadãos em todo o Estado; Quando: outubro, novembro e dezembro; Meios: outdoors, vinhetas de rádio e mídias sociais.

Data

02 outubro 2015

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