Vendas de Dia das Crianças devem movimentar mais de R$ 66 milhões em Porto Alegre - CDL POA

Vendas de Dia das Crianças devem movimentar mais de R$ 66 milhões em Porto Alegre

Vendas de Dia das Crianças devem movimentar mais de R$ 66 milhões em Porto Alegre

06

OUTUBRO, 2017

Notícias

Pesquisa realizada pelo Sindilojas Porto Alegre e pela CDL POA projeta a intenção de consumo na Capital para o Dia das Crianças, uma das principais datas para o varejo. De acordo com o levantamento, a movimentação financeira será de mais de R$ 66 milhões, um crescimento de aproximadamente 6% em relação às vendas para a data em 2016. A projeção será impactada, entre outros motivos, pela elevação no ticket médio por presente, que será de R$ 88,00 gerando um crescimento de 3,1% em comparação ao ano passado, e pela quantidade de presentes por pessoa.

A intenção de compras para o Dia das Crianças apresenta uma grande surpresa:  pela primeira vez o produto que está na preferência da intenção de presentear as crianças são as roupas. Esses itens foram indicados por 45,3% dos entrevistados, frente aos 39,3% de 2016. Já os brinquedos, tradicionalmente os produtos mais lembrados, sofreram queda nas respostas de 63,6%, em 2016, para 44,3%, em 2017.

“Há uma tendência crescente para que os presentes sejam cada vez mais úteis e menos emocionais. Nesse sentido, os brinquedos perdem destaque e as roupas sobem na preferência dos presenteadores da data. É uma mudança de costume amparada pela situação econômica do Brasil que, apesar de estar em visível retomada de crescimento, faz com que as pessoas pensem mais no que vão gastar e acabem gastando em produtos mais duradouros e que podem ser utilizados em diversas situações”, explica o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse.

 

Pesquisa de Dia das Crianças realizada pela CDL POA em parceria com o Sindilojas Porto Alegre

Outros dados mostram hábitos dos consumidores no momento de pesquisar uma compra. 38,7% deles vão optar pelas lojas físicas para procurar o melhor produto, frente a 30,3% que pesquisarão na internet. O motivo para essa preferência foi esclarecido no mesmo estudo: 45,10% vão para as lojas físicas para “poder ver o produto/analisar e escolher”. Comprovando essa informação, 59,7% dos consumidores comprarão presentes no comércio fora de shoppings. Essa escolha foi aumentada em 10% em comparação ao mesmo período do ano passado. As lojas de shoppings seguem em segundo lugar, com 43% da preferência. A internet aumentou um pouco, passando de 6% para 6,7%.

O que leva à escolha do presente?

A pesquisa ainda expõe os principais itens que interferem na escolha pelo local da compra dos presentes de Dia das Crianças. Para 90,70% dos entrevistados, o preço é o maior fator de escolha. Segundo 84,70%, o desconto fica em segundo lugar. No entanto, três itens chamam a atenção na pesquisa: atendimento/informação, ambiente agradável e facilidade de acesso foram apontados por 74%, 66,30% e 57,70% dos entrevistados, respectivamente.

“A nossa pesquisa, mais uma vez, revelou o quanto é importante que o lojista se preocupe com o seu estabelecimento comercial, especialmente, em relação ao ambiente e ao atendimento. Sendo assim, percebemos o quanto é importante que o colaborar seja bem treinado, conheça o produto que está oferecendo e possa compreender e oferecer, de fato, o que o consumidor está procurando. Sem perda de tempo. As relações têm que ser ágeis e transparentes. Assim, o colaborar não estará apenas fazendo uma venda. Estará construindo possíveis laços, para que o cliente se sinta à vontade para retornar à loja, em outras ocasiões”, avaliou o presidente da CDL POA, Alcides Debus.

O levantamento revela também a percepção sobre o grau de influência que os presenteados no Dia das Crianças têm sobre os presenteadores. De acordo com 56,3% dos entrevistados, o grau de influência, de zero a dez, fica no maior nível. 9,3% classificaram como 9 e 17,3% como 8. Por outro lado, nenhum entrevistado afirmou que não existe influência das crianças para a compra dos presentes.

A projeção das vendas constatou os principais motivos que fazem os consumidores lembrar da data. Em primeiro lugar ficou as propagandas na TV, rádio e internet, com 41%; em segundo lugar, a resposta foi “quando o presenteado começa a pedir presentes”, com 32%; em terceiro, “quando alguém me lembra ou cobra para comprar”, com 18,3%.

Semana que antecede o Dia das Crianças deverá ser de grande movimento no comércio

Ainda dá tempo de preparar o varejo e decorar as lojas para o Dia das Crianças. Confirmando a tendência das últimas datas comemorativas, o consumidor pretende comprar o presente na semana que antecede o feriado na capital gaúcha. O levantamento realizado pela CDL POA e pelo Sindilojas Porto Alegre com consumidores da Cidade mostrou que 60,7% deve comprar na semana do Dia das Crianças e 14,3% na véspera do dia 12 de outubro, principalmente para não perderem prazos para eventuais trocas.

 

Data

06 outubro 2017

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.