O assunto é IN-FLA-ÇÃO: a palavra está na boca de todo mundo e, principalmente, no bolso do consumidor. E você, varejista, já está adotando medidas para encarar o dragão que está de volta? Era assim que a inflação era chamada antigamente. O Minuto Varejo ouviu economistas para saber o que fazer neste momento.
Na consultoria, estão Mário de Lima, presidente do Conselho de Economia do RS (Corecon-RS), Oscar Frank, economista-chefe da CDL Porto Alegre, Patrícia Palermo, economista-chefe da Fecomércio-RS.
Segundo os especialistas, são pelo menos 15 atitudes que varejistas precisam colocar no visor e já e que abrangem desde a conta de luz e internet, dívidas, aluguel, compra de fornecedores, estoques e como vender mais.
DESPESAS
– Tem de reduzir o que for possível;
– Corte gastos com inteligência, porque alguns podem comprometer o fluxo de caixa da sua loja;
– Conta de luz é a que mais sobe e vai continuar subindo, substitua lâmpadas convencionais por econômicas e instale temporizadores em sua loja;
– Reveja o valor do plano de celular e dados;
– Negocie descontos com as teles;
– Busque fornecedor regional para a internet.
FUNCIONÁRIOS
– Não adianta demitir para economizar;
– Busque motivar a equipe. Exemplo: pague comissão maior atrelada a vendas.
ALUGUEL
– Negocie com o proprietário;
– Substitua o IGP-M, que é o índice mais usado, e que está subindo mais, por outros como o IPCA e IPCA-15 que têm maior estabilidade ao longo do tempo;
– A negociação é importante. Se você tem problema de receita, pode comprometer o pagamento da locação.
DÍVIDAS
– Busque seu banco para negociar prazos e novos parcelamentos;
– Cuide com as taxas de juros porque elas estão subindo;
– Use a portabilidade a seu favor para reduzir o custo das operações.
FORNECEDORES
– Negocie descontos e prazos com os fornecedores;
– Busque novos produtos e teste no seu mix;
– Estude a possibilidade de fazer compras junto com os concorrentes.
GANHOS
– Equilibre a oferta de produtos com maior e menor margem;
– Isso vai ser importante para o fluxo de caixa.
ESTOQUES
– A pandemia gerou a necessidade de ter mais produtos na loja;
– Seja para atender no ponto ou a venda online;
– Mas cuidado: estoque é custo. A mercadoria encalhada pode comer parte da receita do seu caixa.
PARA VENDER MAIS
– Use a criatividade;
– Faça promoções, aumente as parcelas de venda dos produtos;
– Use ferramentas de análise de crédito: mescle cadastro positivo e negativo;
– Explore os canais digitais;
– O WhatsApp é uma boa ferramenta para a venda e relacionamento com os consumidores;
– Busque clientes antigos que não aparecem mais na loja e ofereça descontos para trazer eles de volta.