Varejo 5.0 e os novos meios de comprar

Evolução do comportamento de consumo caracteriza o varejo 5.0

O varejo 5.0, conforme o gerente de marketing e inovação da CDL POA, Rafael Guerra, é um reflexo da sociedade e das mudanças no comportamento de consumo. “Além da evolução natural, comportamentos que se tinham muito estabilizados até certo momento que deixaram de existir foram modificados e chegamos na questão do consumo, que também se transformou significativamente”, afirma.

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes impactos no comportamento do consumidor. E, com isso. Uma série de outras mudanças foram provocadas, entre elas, pode-se citar a sociedade 5.0, onde há uma integração muito maior de todos os recursos de tecnologia para a vida humana com o objetivo de trazer benefícios e bem-estar. “Ganho de tempo, economia, olhar para aspectos sociais, para a humanização e também buscar um equilíbrio na questão da qualidade de vida”, explica Guerra.

Segundo ele, é uma outra forma de pensar a sociedade – à qual o consumo está diretamente vinculado. Nesse sentido, a mudança comportamental está demonstrando a velocidade das mudanças. “O que era melhor ontem, pode não ser o melhor amanhã. O meio que o consumidor quer é o que ele quer, pode ser totalmente digital em um dia e, no outro, presencial”, destaca.

Adaptações para o varejo 5.0

De acordo com Guerra, o conceito 5.0 é uma abordagem para acompanhar as mudanças, estar no ritmo adequado dessas transformações, pensando nas alternativas que o negócio pode oferecer para o cliente. “Varejo 5.0 é embarcar a tecnologia e a mudança comportamental para dentro de uma realidade de consumo, sabendo que essa mudança não é linear. A oscilação de comportamento é muito significativa e eles precisam ser traduzidos em ações que sejam perceptíveis para o consumidor”, afirma. 

Além disso, Guerra reforça que tecnologia não é um segmento, é algo transversal que vai impactar indústria, serviços, varejo, segmento bancário e todos os outros. Nesse momento, o varejo precisa vincular as soluções da tecnologia com base nas demandas do comportamento humano, traduzindo em ações práticas para dentro da empresa. “Isso passa pela gestão, canal de venda, como gerar oferta, como oferecer um ambiente acolhedor para o cliente – seja na loja física ou virtual, entre outros aspectos”, diz. 

Varejo 5.0: novos meios de vendas e pagamentos

Entre os novos meios de pagamento, um dos maiores destaques atualmente é o Pix – que vem demonstrando resultados positivos. Além disso, conforme Guerra, as criptomoedas começaram a receber atenção maior até mesmo em termos de regulação junto aos bancos centrais. “A tendência é que as criptomoedas passem a ser aceitas em operações comerciais”, pontua. 

Por outro lado, além das novidades, Guerra destaca que o principal é a acessibilidade. Ou seja: é fundamental oferecer ao consumidor a alternativa mais adequada, seja o Pix, os pagamentos em cartões de crédito ou débito, dinheiro e até mesmo cheque. “A questão não é substituir, mas ampliar o leque de opções”, destaca, reforçando que novos meios de pagamento vão continuar surgindo.

De modo geral, conforme Guerra, o varejo 5.0 se caracteriza por novos modelos de negócio, com inovação e tecnologia, foco na experiência do cliente e aquilo que todos os empreendedores buscam: rentabilidade e bons resultados para o negócio.

Data

07 junho 2022

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