Valorização da cultura gaúcha marca evento da CDL POA que celebra retomada do Centro Histórico - CDL POA

Nesta sexta-feira (12/07), a CDL POA realizou um evento em comemoração à retomada do Centro Histórico da Capital e aos dois anos de adoção da Praça Osvaldo Cruz. Em uma manhã fria de muito sol, o público que circulou pela região foi recebido calorosamente. Quentão, amendoim e bergamotas, acompanhados de música e danças gaúchas, honraram a resiliência do povo gaúcho que, mais uma vez, superou uma enchente. Por isso, além da total revitalização, a Praça, que ficou 1m60cm debaixo d’água, recebeu placas alusivas à memória das duas enchentes que atingiram aquela área no coração da Capital. O evento também incentivou o consumo e preferência por produtos gaúchos.

O presidente da CDL POA, Irio Piva, acompanhado dos membros da diretoria e equipe técnica da Entidade, deu as boas-vindas ao público lembrando dos desafios enfrentados nos últimos meses: “No início de maio, quem frequenta o Centro Histórico viu a água do Rio Guaíba chegar e alagar ruas, casas e lojas. Em um dos dias em que estive aqui, um barco estava navegando ali, em plena Rua Carlos Chagas, algo inimaginável e impactante”.

O presidente destacou, também, a resiliência e a força de uma população que não mediu forças para ajudar ao próximo: “Desde o início da calamidade, o que vimos foi uma comunidade forte e resignada, fazendo tudo que estava ao alcance para retomar suas vidas”. E destacou: “Em uma de nossas ações para ajudar os negócios locais, em parceria com o Sindilojas Porto Alegre, distribuímos mais de 22 mil itens para limpeza dos estabelecimentos comerciais, disponibilizamos lava-jatos, contribuímos com o recolhimento de lixo e auxiliamos mais de mil empresas a se reerguerem no Centro Histórico e no 4º Distrito da Capital”.

O evento na Praça Osvaldo Cruz contou com a presença do secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, que agradeceu, em nome do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, a parceria da CDL POA com o município. “Passamos por momentos muito difíceis na nossa cidade devido a severos eventos climáticos. Além das vidas perdidas, teremos muitas dificuldades na economia pelos próximos anos. A parceria com o setor privado é essencial para superar este momento”, pontuou o secretário, que também agradeceu ao Sindilojas POA e a seu presidente Arcione Piva – presente no evento.

Na ocasião, foi celebrado o primeiro ano da Faculdade do Comércio (FAC-RS). A Entidade sorteou uma bolsa de estudos aos participantes. Inaugurada em 12 de julho de 2023, a FAC-RS expandiu sua presença no Estado em um curto espaço de tempo, estabelecendo 14 polos e registrando 253 alunos matriculados. Desse total, 144 estão no Polo Porto Alegre, administrado pela CDL POA, e 109 nos demais polos do Rio Grande do Sul.

À frente da barraca de bergamotas, que convidava os passantes a “largartearem” no sol, estava o prefeito da Praça, Marcos Mengue, também proprietário da barraca de frutas. Mengue contou que ficou 35 dias com seu local de trabalho submerso, as águas atingiram sua casa e depósito. “O movimento ainda não voltou completamente, está cerca de 50% do que era antes da enchente. O meu público são as pessoas que trabalham na região e buscam frutas para complementarem seus lanches”, contou o prefeito.

As apresentações do músico Felipe Prates e do grupo de dança Raízes de Sulamérica foram prestigiadas pelos vice-presidentes da CDL POA Nilva Bellenzier, Sérgio Galbinski, Carlos Klein e Carlos Frederico Schmaedecke. A diretora Ana Cláudia Bestetti, arquiteta que acompanha a revitalização da Praça desde sua adoção, também aproveitou o evento.

Sobre a Praça Osvaldo Cruz

A Praça Osvaldo Cruz, uma das menores de Porto Alegre, foi construída com pedras portuguesas, cercada por árvores robustas e tendo em destaque o busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, muito atuante no século XIX. Durante o processo de revitalização, o local precisou receber inúmeras melhorias para que voltasse a receber o público do Centro Histórico com qualidade e segurança.

Foram feitas recolocações de pedras originais e incremento de basalto, instalação de decks em diferentes níveis, inclusão de canteiros ajardinados, floreiras, lixeiras, postes de iluminação fotovoltaica e bicicletário. Ainda, foi restaurada a obra de arte, em bronze, com o rosto de Oswaldo Cruz, que tem a assinatura do escultor Rodolfo Bernardelli e foi entregue à cidade em 24 de fevereiro de 1928, pelo Instituto Pereira Filho, na pessoa do professor Manoel Pereira Filho.

Após a enchente do mês de maio de 2024, o local foi totalmente restaurado, novas flores foram plantadas e placas alusivas ao desastre foram colocadas com o intuito de preservar e honrar a memória local, mostrando a capacidade de regeneração e resiliência do porto-alegrense.

Foto: Camila Hermes – Agência RBS

12 julho 2024