Tudo o que você precisa saber sobre importação de produtos para o varejo - CDL POA

Tudo o que você precisa saber sobre importação de produtos para o varejo

O mercado varejista está em constante transformação, e a busca por itens inovadores, com preços competitivos e alta qualidade, é cada vez mais acirrada.

Nesse contexto, a importação de produtos surge como uma excelente alternativa para lojistas que desejam se destacar da concorrência e oferecer aos seus clientes uma experiência de compra diferenciada.

Contudo, se isso ainda é uma novidade em seu negócio, prossiga com a leitura deste artigo, pois abordaremos os principais aspectos que necessitam ser considerados antes de iniciar o processo de importação para sua empresa.

Por que importar produtos?

As vantagens são diversas e podem ser resumidas da seguinte forma:

Maior diversificação de portfólio

Essa possibilidade abre um leque de opções de produtos que não estão disponíveis no mercado nacional, permitindo que ofereça aos seus clientes uma variedade maior de itens e atenda a diferentes nichos de mercado.

Promove qualidade e exclusividade

Mercadorias importadas, especialmente aquelas provenientes de países com tradição industrial rigorosa, podem oferecer maior qualidade e exclusividade, o que agrega valor à sua loja e contribui para a fidelização dos consumidores.

Possibilita uma margem de lucro atrativa

Em muitos casos, é possível encontrar itens com preços mais baixos no exterior. Com isso, você trabalha com uma margem de lucro mais atrativa.

Propicia adaptação às tendências de mercado

O seu negócio estará sempre atualizado com as últimas tendências do mercado internacional, oferecendo aos seus clientes produtos inovadores e que estão na moda.

Como importar produtos para vender?

Importar artigos ao varejo pode parecer um processo complexo, mas, com o planejamento adequado e o apoio de profissionais especializados, é possível realizar essa operação de forma segura e eficiente.

Veja um passo a passo que vai ajudá-lo:

1) Escolha do produto

• Antes de selecionar, defina o público-alvo que você deseja atender. Isso ajudará a identificar itens que tenham potencial de venda e que atendam às necessidades dos seus clientes.

• Realize uma pesquisa de mercado para saber quais são os produtos com maior demanda e potencial de lucro. É válido considerar a qualidade, o preço, a concorrência e as exigências do mercado nacional.

• Antes de finalizar a escolha, veja se a importação é viável do ponto de vista legal, comercial e financeiro.

2) Documentação

• Registre-se na Receita Federal como importador.

• Alguns produtos podem necessitar de licenças e autorizações específicas. Então, verifique as exigências do governo brasileiro.

• Providencie documentos, como a Declaração de Importação (DI), o Conhecimento de Embarque (Bill of Lading) e a Fatura Comercial.

3) Impostos

• O imposto de importação é um tributo federal que incide sobre o valor aduaneiro da mercadoria. A alíquota varia de acordo com o tipo de produto.

• II, PIS e COFINS: estes impostos também incidem sobre o valor aduaneiro dos itens importados.

• O ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de bens adquiridos.

4) Seleção do fornecedor

• Realize uma pesquisa para encontrar fornecedores confiáveis e que ofereçam qualidade e bom preço.

• Verifique a reputação do antes de fechar negócio.

5) Negociação

• Negocie o preço com o fornecedor.

• Ajuste o prazo de entrega.

• Saiba quais são as condições de pagamento.

6) Logística

• Planeje cuidadosamente a logística do transporte, escolhendo opções que otimizem custos e prazos de entrega.

7) Venda

• Ao receber os produtos, inicie as vendas, utilizando estratégias de marketing para destacar a exclusividade e qualidade.

Logística da importação: como reduzir custos com transporte

A eficiente gestão logística é fundamental para minimizar os valores da importação. Utilize empresas de transporte confiáveis, explore opções de frete consolidado e conte com tecnologias para rastrear os envios.

Além disso, considere estratégias como armazenamento estratégico para otimizar a distribuição e venda cada vez mais.

28 fevereiro 2024