Atualização da quinta geração da internet móvel deve transformar a relação entre marcas e clientes
A internet móvel está se expandindo e proporcionando acesso a um número cada vez maior de usuários no ambiente digital. O uso dos celulares para navegação web e, consequentemente, para o consumo, já está consolidado e tende a aumentar cada vez mais, principalmente com o advento da tecnologia 5G que já é realidade em diversos países e também nas principais cidades brasileiras.
Até o momento, 10 capitais e o Distrito Federal estão preparados para receber a tecnologia e, além disso, o uso do 5G também depende da recepção do sinal por parte dos equipamentos eletrônicos utilizados, pois nem todos os celulares, por exemplo, têm essa capacidade de processamento.
A implementação do 5G em todo o Brasil ainda não tem data definida, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está trabalhando no Leilão do 5G para garantir a disponibilização da rede no país.
Vantagens e impactos do 5G para as empresas
Com o uso cada vez maior da internet móvel – e com aumento da velocidade de navegação e processamento de dados – os impactos para o dia a dia podem ser significativos. Uma das vantagens para as empresas é a possibilidade de ampliar os meios de contato com os consumidores e, dessa forma, oferecer novas experiências durante a jornada de compra, principalmente com relação às ofertas, aos meios de pagamento e ao atendimento.
Entre as novidades estão as possibilidades de navegação em Realidade Virtual e também experiências imersivas de compra. Um consumidor pode estar em casa, navegando pela loja virtual e utilizar recursos para experimentar roupas, por exemplo, ou então para transitar entre os corredores de uma loja.
O aumento da velocidade de navegação, estabilidade e processamento de dados devem potencializar a demanda dos consumidores no ambiente digital e isso vai impactar diretamente na forma de relacionamento entre marcas e clientes. Dessa forma, garantir a transformação digital das empresas é fundamental para garantir a conexão com o público.