Surpresa positiva nos primeiros meses de 2014 - CDL POA

Surpresa positiva nos primeiros meses de 2014

O movimento do varejo porto-alegrense nos primeiros cinco meses do ano surpreendeu. Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL Porto Alegre), Gustavo Schifino, a expectativa traçada pela CDL Porto Alegre era de que 2014 seria bastante complicado.

“No entanto, o que aconteceu na prática, de janeiro a maio, foi um período muito bom, considerando o cenário macroeconômico do País.” O presidente chama atenção para o mês de junho, pois em razão da Copa do Mundo, o Dia dos Namorados — terceira data mais importante do ano — não repetiu o bom desempenho dos anos anteriores. “Em junho, o varejo ficou 10% abaixo em comparação ao mesmo mês do ano passado”, constata. Para ele, os resultados indicaram um cenário similar ao que havia sido vislumbrado para o período, com a preponderância de três fatores: os horários com comércio fechado em dias de jogos do Mundial; o fato de ter um sábado a menos em relação a mês correspondente do ano anterior; e um feriado a mais. Os impactos da Copa do Mundo no caixa do varejo foram negativos. No entanto, para o dirigente, o balanço geral do evento é muito positivo para a autoestima da cidade, que teve a capacidade de receber aprovada pelos turistas, além do sucesso do Caminho do Gol, iniciativa da prefeitura da Capital com percurso a pé para o estádio.

“Como qualquer setor, acreditamos que esse problema que está tendo agora é justificável e necessário no processo de colocar Porto Alegre na vitrine novamente.
Não foi bom economicamente, mas no médio e longo prazo, vai reverter”, aposta. A perspectiva da entidade para o segundo semestre é de recuperação. A partir de agosto até dezembro, a CDL Porto Alegre vislumbra um crescimento moderado, com índices semelhantes aos cinco primeiros meses do ano. A ascendência esperada é de 7% a 9%. Já a alta real, descontada a inflação, deverá ficar em torno de 1% a 3% no varejo no segundo semestre, estima Schifino.

“É o que se espera diante da realidade macroeconômica atual e das dificuldades que o Brasil está tendo de colocar a produtividade como um elemento importante.”

Pensado para brilhar

A CDL Porto Alegre prepara para o segundo semestre de 2014, junto com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre (Sindilojas Porto Alegre), mais uma edição do concurso cultural Brilha Porto Alegre. A promoção deve alavancar as vendas no período de novembro a dezembro, tendo em vista a atratividade para turistas da região e do Brasil. A intenção é distribuir melhor as compras de Natal para que não se concentrem na última semana de dezembro. “E tem uma vocação maior que é deixar a cidade mais fraterna, mais amiga, mais iluminada, para que as pessoas se abracem mais e consequentemente façam mais festas e troquem mais presentes”, afirma o presidente Gustavo Schifino.

O objetivo da campanha é a valorização dos bons sentimentos, principalmente relacionados à família. Ao término do concurso, prêmios das melhores iluminações natalinas, separados por categorias/tipos de estabelecimento são distribuídos. Originalidade, criatividade e adequação ao tema proposto são alguns dos critérios. A expectativa para 2014 é envolver 90% dos lojistas da cidade. Além disso, outros se tores estão sendo cativados na missão, como os bares e restaurantes, através do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), assim como os contadores do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessora-mento (Sescon-RS).

“Ampliaremos para outras entidades, para que ele tenha mais visibilidade e relevância. Isso acaba sendo mais interessante para toda a economia”, revela o presidente. Ele define o concurso de iluminação natalina como uma ação prática para impulsionar as vendas, acompanhada pela qualificação interna do setor para se preparar para o último período do ano, em que a gestão dos recursos tem prioridade. Schifino explica que a entidade está atuando em duas frentes no segundo semestre. Uma é a qualificação, por meio do Zoom do Varejo, realizado com objetivo de tratar de temas atuais do setor. A outra é de alavancagem das vendas, com o Brilha Porto Alegre.

Criado para os lojistas desde 2013, o Zoom do Varejo já contou com mais de 1 mil participantes. É realizado em quatro edições durante o ano e proporciona troca de conhecimentos entre a comunidade varejista. A próxima edição, em 26 de agosto, trará empresas referência e histórias de sucesso do setor de e-commerce. Em outubro, o evento abordará o tema Economia Pós-Eleições.

Data

16 julho 2014

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.