Os convidados da reunião-almoço da CDL POA desta segunda-feira (25/03) não poderiam estar em maior e melhor sintonia. O CEO do South Summit Brazil, Thiago Ribeiro, e o fundador do Selo 1%, Ángel Miguel Solaris, são movidos por causas e por construções coletivas. “É quase um dever estar aqui na CDL POA, pois foi uma das primeiras entidades a acreditar na possibilidade de realizarmos o South Summit, ainda no Web Summit de Lisboa (2021)”, relembrou Thiago. Já Ángel, ao explicar que o Selo 1% se trata de uma certificação social para empresas conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, fez uma comparação bem elucidativa: “A ação social e o Selo estão dentro da mesma órbita, porém são diferentes. A ação social beneficia enquanto o selo implementa uma política social.”
Thiago confirmou que a quarta edição do SSB, em 2025, deve ocorrer de 9 a 11 de abril, mantendo o Cais Mauá como palco. “Precisávamos encontrar uma data que não fosse muito tarde, não colidisse com Madri (South Summit Madrid, de 5 a 7 de junho) e datas nossas, como a Expointer, a Semana Farroupilha ou mesmo a campanha eleitoral”, contou o jornalista por formação e ativista da inovação por escolha. Para isso, estabeleceu diálogo com organizadores de outros eventos do mesmo segmento no Brasil a fim de, a partir de uma agenda comum, evitar as sobreposições.
Conforme Thiago, desde o início, a responsabilidade foi muito grande: “Montamos tudo em tempo recorde, tropicalizando um evento europeu. Neste ano, implementamos várias melhorias embora sempre estejamos corrigindo problemas. Afinal, tudo que cresce ganha novos contratempos.” O CEO citou a maior quantidade de áreas abrigadas da chuva e do sol, distribuição de capas de chuva, água para hidratação em abundância, zero emissões de carbono, 30% de mulheres na grade da programação, inclusão de raça, gênero e em outros âmbitos. “Nosso objetivo sempre foi fazer um evento melhor, não necessariamente maior, e, acima de tudo, com qualidade no line up e cuidado das pessoas. Quanto às filas, não tem jeito, contudo procuramos proporcionar mais conforto”, assegurou. “Não acredito em erro, mas em oportunidade da melhoria. Todo o time do SSB está de parabéns. Em cada posição, tem uma pessoa competente e vibrante”, finalizou Thiago.
O presidente da CDL POA, Irio Piva reforçou o empenho da Entidade em apoiar eventos que trazem inovação para a Capital gaúcha, como o SSB: “Estamos sempre juntos, torcendo para dar certo. Por alguns dias, fomos o centro da inovação no Brasil. Isso é muito importante porque estamos em uma ponta do Brasil, sempre buscando compensar a deficiência logística com qualificação, a fim de equilibrar por meio da competitividade”.
Sobre o Selo 1%, Ángel esclareceu que o propósito é desenvolver soluções para desafios humanitários a partir de uma plataforma assinada pela ONU. Desde 2015, ele contabiliza R$ 4 milhões transferidos do segundo para o terceiro setor. Atualmente, são mais de 70 empresas certificadas em cinco Estados. “Em dois anos, pretendemos chegar a 12 empresas por Estado, impactando 1 milhão de vidas”, assinalou Ángel.