South Summit Brasil deixa a energia da mudança e da inovação em seu último dia

O South Summit Brasil, evento global de inovação que conecta startups, empresas e investidores, terminou hoje, em Porto Alegre. Para o próximo ano, já está garantida uma nova edição na cidade. O terceiro dia também foi movimentado e contou com muita interação e conteúdo relevante.

A CDL POA é uma das empresas que apoia a realização do South Summit Brasil e foi uma das primeiras representantes da iniciativa privada a apoiar a viabilização de adequação dos armazéns A4, A5 e A6 do Cais Mauá. A Entidade acredita que a realização deste evento mundial em Porto Alegre transforma e beneficia todo o ecossistema de empresas, traz benefícios reais para a sociedade e transforma a cidade em um lugar de inovação.

A equipe da CDL POA esteve presente no evento cobrindo as principais palestras sobre varejo, crédito, inovação e novos modelos de negócios.

Conheça algumas das apresentações acompanhadas pelo time:

Você Precisa Conhecer seu Cliente

Palestrantes: Guga Schifino, Head of Digital Transformation, DX.CO; Carlos Fertonani,

CEO and Co-Founder, The Coffee; Marcio Callage; CMO. Vulcabras.

“Não basta apenas querer vender o produto, as pessoas precisam sentir falta da nossa marca caso ela deixe de existir.” Marcio Callage

Vivemos momentos de estresse absoluto no mundo, sendo bombardeados por diversas tecnologias, marcas, notícias, etc. Isso tudo tem deixado as pessoas ansiosas e desatentas, ou seja, dificulta ainda mais o caminho para chegar ao seu cliente. Portanto, é preciso refletir sobre a mensagem da sua marca e como ela muda a vida das pessoas. Precisamos construir empresas que entregam mais que serviços e produtos. Afinal, antes do consumidor, há uma pessoa. O que podemos ofertar de relevante para as vidas delas?

Então, precisamos saber quem são nossos clientes. Usar os dados e conhecimentos que temos das pessoas, para saber suas dores e necessidades, e aprender a montar estratégias que deixem nossa mensagem mais relevante e de encontro com os propósitos de vida de cada pessoa.

Palestra: Inovação e Sustentabilidade no Cooperativismo

Palestrantes: João Tavares – Sicredi, Ricardo Galho – 4all

“O associado (cliente) quer resolver seu problema, independente do canal. A gente acredita no open banking e pensamos em criar produtos e serviços baseados nos interesses da nossa comunidade para que ele fique mais tempo se relacionando com a gente, independente de modismos. É importante que empresas e startups tenham essência e significado. Cooperação e significado. Tecnologia se resolve, mas cooperação e significado são fundamentais”. João Tavares.

Como montar uma estratégia de canais sustentáveis

Palestrante: Fábio Palmas e Maurício Vidor

“Não tem empresa que morra por não ter produto, mas sim por não saber por qual canal fazer a venda.” Fábio Palmas, Muda Venturas

Teste os canais de tração (digitais e offline) para saber qual a melhor oportunidade de se comunicar e fazer negócios. Assim, depois de estabelecer o melhor canal, é necessário focar nele antes de nutrir outras oportunidades.

O foco sempre tem que ser no seu ambiente de negócio, saber se comunicar dentro de um canal com seu público. O problema não é o produto, é você não saber onde e como vender.

Isso não quer dizer que você não venderá em todos canais, mas sim ter foco nos principais que dão resultado e usar o resto de modo secundário de comunicação.

Por fim, o que as pessoas precisam saber é que muito além de ter um bom produto, é preciso ter um bom canal de venda. É 50% e 50%. Você não cria um produto para depois ver como vender, mas sim criar uma estratégia em conjunto com a utilidade do que você está oferecendo.

Novos futuros possíveis

Palestrante: Nina Silva, CEO, Movimento Black Money.

Nina Silva mostrou sua história inspiradora e sacudiu a Arena do South Summit. Há 21 anos no ramo da tecnologia, a executiva é uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo e sócia fundadora do Movimento Black Money.

“Pela equidade temos que quebrar padrões nos espaços de poder”. Nina Silva.

“O racismo e o patriarcado fazem com que as mulheres negras tenham menos oportunidades”. Nina Silva.

CEO Branco Homem – 20 mil reais

CEO Branca Mulher 17 mil reais

CEO Negro Homen 11 mil reais

CEO Negra Mulher 8 mil reais

“Existem mais Davids e Johns CEOs no mundo do que mulhres”. Nina Silva.

“Racismo e misoginia são uma burrice econômica, pois a diversidade amplia a lucratividade das empresas e leva dinheiro de verdade para o bolso de todos”. Nina Silva.

It’s All About the Experience

Palestrantes: Ricardo Galho – 4all Barbara Regina de Miranda Haschelevici – Ipiranga.

“Desafio transformar, proposta de valor em algo real. Ser fiel ao que se promete”. Barbara Regina de Miranda Haschelevici.

“Marca preocupada em experiência de uso para que se tenha menos atrito”. Barbara Regina de Miranda Haschelevici.

“Metaverso é um grande ponto de interrogação para todo mundo. O que vai surgir da nova tecnologia é para transformar a jornada mais fluida”. Barbara Regina de Miranda Haschelevici.

“Cultura ágil, mais do que metodologia. Abrir a cabeça para as mudanças e não ter medo de errar, porque errar faz parte do processo”. Barbara Regina de Miranda Haschelevici.

Assine a nossa Newsletter!

Fique por dentro das principais novidades do varejo, economia,
projetos de inovação e tendências do Rio Grande do Sul!

Você é associado à CDL POA?*

06 maio 2022