O clima positivo e o corre-corre dos presentes fazem subir a temperatura do consumo. Para 2023, a Entidade recomenda agilidade e foco no bom atendimento em um cenário de incertezas
A semana que antecede o Natal é sempre a mais agitada para o comércio, especialmente neste ano em que a Copa do Mundo dividiu a atenção dos consumidores no mês de dezembro. O clima positivo e o corre-corre dos presentes fazem subir a temperatura do consumo, mesmo em um cenário de expectativa de empate com o ano passado (2021) no volume de vendas. As lojas cheias comprovam que o Natal é a celebração mais importante do ano, na qual concentram maiores investimentos financeiros. Conforme o estudo CDL Porto Alegre ‘Copa do Mundo, Black Friday e Natal: Quem ganha a atenção do consumidor?’, 73% dos porto-alegrenses afirmaram que gastam mais no Natal do que em outras datas comemorativas.
Para o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, o ambiente festivo e emotivo já chegou aos setores de comércio, serviço e turismo e é uma oportunidade única de comercialização acima da média para o período. O consumidor deve estar atento às boas oportunidades, como promoções, cashbacks e vantagens para compras em maiores quantidades. E os lojistas têm uma grande oportunidade de fidelizar novos clientes além da data comemorativa. “Esta última semana que antecede o Natal é quando vemos muitas sacolas nas mãos e todas as atenções voltadas para as compras. Neste momento, é muito importante que as pessoas busquem seus presentes no comércio local, que geram emprego, renda, tributos e desenvolvimento na cidade”, recomenda.
Gastos
Sobre os gastos com as comemorações de fim de ano, o estudo aponta que a tendência é conservadora, justificada pela insegurança do cenário econômico. Portanto, 53% pretendem gastar o mesmo que em 2021; 33% acreditam que gastarão menos, e 14% devem gastar mais. Além da renda mensal, utilizada para as compras por 58% dos entrevistados, parte dos consumidores utilizará o crédito para compor seus gastos (45%), assim, os entrevistados pretendem pagar pelas compras de fim de ano com o salário do mês (58%), com o cartão de crédito (45%) – nos resultados da pesquisa de 2021, 30% disseram que pagariam no cartão de crédito –, 19% com o 13º salário, 3% no crediário, 1% com empréstimo familiar e menos de 1% obterá crédito em uma financeira.
O Presente
A CDL POA perguntou: Qual o presente dos sonhos que você gostaria de ganhar neste Natal? Viagem saiu na frente, seguida por casa, celular, carro, moto, dinheiro, televisão, notebook, roupas e relógio. Também não faltaram pedidos de saúde e paz.