Selic sobre 0,5 p.p. e fica em 14,25%. - CDL POA

Selic sobre 0,5 p.p. e fica em 14,25%.

Banco Central manteve novamente o ritmo de aumentos da Selic. Com a decisão, a taxa subiu de 13,75% para 14,25%.Em comunicado oficial, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) informou que, em decisão unânime, decidiu aumentar a taxa de juros SELIC em 0,5 p.p., de 13,75% para 14,25% a.a. por unanimidade. É o sexto aumento seguido nessa mesma magnitude.

Em comunicado oficial, o COPOM declarou que “o Comitê entende que a manutenção desse patamar da taxa básica de juros, por período suficientemente prolongado, é necessária para a convergência da inflação para a meta no final de 2016”. A avaliação da Assessoria Econômica é que o cenário deteriorado da economia brasileira obrigou o COPOM a manter o ritmo de aumento da Selic que vinha sido feito. A próxima decisão sobre a taxa de juros ocorrerá em 02 de setembro de 2015.(em % a.a.)

Fontes: FOCUS/Banco Central do Brasil.  Elaboração: AE/CDL POA.

(SELIC em % a.a., IPCA em var. % acumulada em 12 meses)

Fontes: IBGE; FOCUS/Banco Central do Brasil.  Elaboração: AE/CDL POA.

Considerações da Assessoria Econômica

A expectativa mediana de mercado é que a  Selic se mantenha em 14,25% até o final do ano, e começe a reduzir no ano que vem, pelos dados de expectativa divulgados pelo Banco Central com referência a 24/07/2015. Após o rápido crescimento da inflação no primeiro trimestre de 2015, o mercado espera que a taxa acumulada em 12 meses termine o ano acima de 9%, mas com queda no ano que vem e retorno para o intervalo da meta em junho.(em var. %)

Fontes: FOCUS/Banco Central do Brasil; IBGE.  Elaboração: AE/CDL POA.

Apesar dos aumentos na taxa de juros, o controle artificial de preços experimentado pelo governo e a idéia de que seria possível reduzir os juros apenas pela vontade do Banco Central não produziram nem aceleração de crescimento, nem desaceleração da inflação. Para que a taxa básica de juros brasileira se aproxime das taxas internacionais é necessário alterar os fundamentos econômicos que fazem com que seja mais elevada: expansão acelerada de gastos públicos em custeio da máquina pública, baixo nível de poupança, baixa de produtividade dos fatores (capital e trabalho) e alto custo tributário para exercer uma atividade econômica – seja como funcionário ou como empreendedor.

Victor Sant’Ana
Economista – Assessoria Econômica
victor.santana@cdlpoa.com.br
(51) 3017-8048  |  (51) 9825-0169

Política de Uso
Caso seja de seu interesse receber esse documento em versão digital, por favor entre em contato através do e-mail victor.santana@cdlpoa.com.br . A CDL POA permite a reprodução total ou parcial do conteúdo deste documento, desde que devidamente citadas fonte e elaboração. As análises contidas nesse documento são de única e inteira responsabilidade de seu(s) elaborador(es), não representando necessariamente a visão da instituição, seus diretores, procuradores e (ou) demais representantes legitimamente escolhidos conforme seu estatuto. A CDL POA e os autor(es) deste documento não se responsabilizam por quaisquer decisões e ações tomadas com base nas informações e análises presentes nesses informativos.

Data

19 agosto 2015

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.