Painéis do segundo dia de NRF 25 Retail’s Big Show

Painéis do segundo dia de NRF’25 Retail’s Big Show

A CDL Porto Alegre participou ativamente dos painéis do segundo dia de NRF’25 Retail’s Big Show que apresenta as maiores inovações do varejo para os próximos anos. O evento reúne mais de 40 mil pessoas e encerra na terça-feira (14). Veja os principais destaques do segundo dia de painéis da NRF’25.

O negócio da autenticidade

Tracee Ellis Ross, premiada atriz, produtora, CEO e fundadora da PATTERN Beauty, compartilhou histórias sobre como criou uma marca global de beleza. Ela explicou que a empresa surgiu a partir da sua própria jornada de auto-aceitação e busca de produtos voltados para a beleza negra, celebrando a diversidade, com foco na perspectiva de consumidora.

A empresa, lançada em 2019, escalou de maneira que Tracee não esperava. Para ela, sua atuação como CEO da empresa a deixa em uma posição de guardiã da marca, a mantendo sempre fiel ao seu propósito, fortalecendo a comunidade interna e promovendo a conexão e engajamento com os consumidores.

Ela contou que a empresa desfez o mito de que o mercado de produtos para a beleza negra é nichado. No dia do seu lançamento, os produtos estavam esgotados. E, reforçando seu compromisso em oferecer produtos que sejam, acima de tudo, efetivos no seu propósito, muitos dos itens, hoje, são desenvolvidos com a contribuição de seus consumidores.

Segundo Tracee, de 65% a 75% do mercado não eram atendidos por produtos que correspondessem às suas necessidades. Como empresária, ela pactua do mesmo princípio que possui como consumidora: de se envolver com marcas que compartilhem os mesmos valores.

O Visionário 2025

Tommy Hilfiger, Fundador e Designer Principal da Tommy Hilfiger Global, um ícone da moda, revolucionou o varejo global por meio de seu espírito pioneiro e compromisso com a inclusão. Desde o lançamento de sua marca em 1985 até se tornar um líder distinto na indústria da moda, Tommy tem expandido os limites do estilo.

Antes mesmo do termo influencer surgir, a Tommy Hilfiger parte para um estratégia de divulgar seus produtos por meio deles. Em suas campanhas, músicos, artistas e atletas, em vez de modelos, reforçavam o desejo de mobilizar uma comunidade de consumidores que partilhasse dos mesmos interesses.

Tommy define sua marca no que ele chama de ‘Fashiontainment’ (mistura de moda com entretenimento),e deseja que ela seja lembrada, ainda, por muitos anos, e dá uma dica para os empresários.

“Olhe para o desafio como uma oportunidade. Escolha um caminho e foque nele. Faça o que você ama. Se você é da área criativa, encontre alguém que entenda da parte de negócio. Muita gente fracassa por não entender do business. Se cerque de pessoas talentosas que sejam boas em fazer o que você não sabe fazer.”

Prevendo o futuro

Katie Welch, diretora de marketing da Rare Beauty, e Dan Frommer, fundador da The New Consumer, discutiram as tendências de consumo para 2025. Dan apresentou os detalhes do último relatório New Consumer Trends, que examina mudanças críticas nas preferências dos consumidores e nos padrões de compra para o próximo ano.

Ele relatou que 60% dos consumidores americanos acreditam que a situação econômica do país não é boa, porém o índice de satisfação em relação a suas próprias vidas chega ao segundo patamar mais alto da história.

Ele deu dicas para ficar de olho no futuro:

TikTok: um markeplace com cara de plataforma de entretenimento.
Lealdade Gen Z: consumidores com elevado grau de lealdade às marcas, especialmente de produtos de beleza.

Katie Welch, complementou contando sua experiência atendendo consumidores Gen Z. Ela os considera inspiradores e capazes de formar comunidades ultra engajadas.

“Bem informados, esta geração aprende sobre produtos, suas especificidades e usos nas redes sociais e sabem exatamente o que querem. Uma boa marca que gera conexão não basta: é preciso oferecer, também, bons produtos.”

Para ela, consumidores da geração Z precisam estabelecer uma relação de confiança com as marcas, e sugere:

  • Entender onde está a atenção do consumidor e como dialogar com ele neste canal;
  • Usar as plataformas sociais (TikTok, Instagram, Pinterest) para ensinar os consumidores a usarem o produto;
  • Ser consistente, entender a linguagem de canal – mas passar uma mensagem única, e ter bons produtos;
  • Criar uma comunidade forte na qual consumidores tenham interesses em comum, gerando conexão e engajamento

Revitalizando o varejo

Neste painel, Martin Urrutia, chefe de experiência global de varejo e inovação no LEGO Group, e Javier Quiñones, CEO e diretor de sustentabilidade da IKEA U.S., falam como as empresas estão transformando lojas em centros de experiência imersivos que cativam e envolvem clientes.

Urrutia destacou espaços da LEGO em pontos de venda interativos como a “maior floricultura LEGO” e estações temáticas para customização de produtos. Sobre essa customização, ele destacou o foco na personalização, apresentando como eles criaram áreas dedicadas para que clientes desenvolvessem mini figuras únicas, retratos e outras montagens, proporcionando momentos criativos e exclusivos.

Ele sugere usar a Inteligência Artificial para enriquecer a experiência e sempre projetar histórias cativantes que engajem os clientes e incentivem o compartilhamento das ações nas redes sociais. O foco da LEGO para mensurar as áreas é o NPS (Net Promoter Score), o que coloca a experiência do cliente no mesmo nível de importância das vendas em si.

No mesmo caminho seguiu Quiñones sobre a IKEA. A empresa também trabalha a imersão com o lançamento de pequenos pontos urbanos e espaços colaborativos, criando a conexão entre ambos. Para ele, é imprescindível oferecer experiências omnichannel que integram o digital e o físico, como ferramentas para planejamento de interiores e opções de compras personalizadas.

Junto da experiência, a marca se compromete com metas que promovam impactos positivos, como a redução de emissões de CO2 e a criação de espaços que representam os estilos de vida locais. E isso se conecta com o ajuste às demandas regionais, pensando na configuração e formatos de loja com base em análises de mercado locais, garantindo soluções mais adequadas e relevantes para cada região. Com esse pensamento, a IKEA utiliza indicadores financeiros e impactos sociais, enquanto programas como o IKEA Family promovem a personalização e fidelização do cliente.

Preparando o varejo para o futuro em 2027 e além

Nesta sessão, a Chefe de Marketing e Insights de Eventos da WGSN, Cassandra Napoli, falou sobre os impulsionadores globais, tendências de consumo e por que o futuro do varejo é intergeracional. Ela defendeu que o futuro está nas conexões significativas e indicou que marcas devem apostar em iniciativas como social fitness e grupos que compartilham valores e objetivos.

Ela explicou que as marcas devem transformar o ciclo de vida dos produtos investindo em durabilidade, reparabilidade e uso de materiais recicláveis. E isso pode ajudar a inspirar emoções e abraçar o desconforto para criar laços mais profundos com seu público e estimular a inovação.

Destacou a valorização cultural, definindo-a como a base de um futuro resiliente. E isso, para ela, deve preservar o legado da marca e fortalecer o senso de pertencimento. Inclusive, defendeu que o ato de brincar vai muito além da diversão. Até 2027, será peça-chave para liberar a criatividade e fomentar a inovação.

A oportunidade do social commerce

No painel, Sky Canaves, analista de varejo e e-commerce da EMARKETER, Linda Li, chefe de ativação de clientes e marketing da H&M; e Fernando Rosa, presidente da Havaianas Brasil – Alpargatas, destacaram que em 2025, as vendas de comércio social nos EUA crescerão três vezes mais rápido que as vendas gerais de comércio eletrônico e ultrapassarão a marca de US$ 100 bilhões – número ainda pequeno se comparado com a realidade chinesa, que chega a US$ 1 trilhão

O tema social commerce foi muito debatido, falando sobre a o consumidor da Geração Z e millennials, e o domínio do Tik Tok. Para eles, à medida que as projeções de aumento nas transações em social commerce crescem, surge uma nova dinâmica de interação de consumidores com as marcas, baseada na busca por produtos nas plataformas sociais e no engajamento com o conteúdo.

Para Fernando, o caminho para o sucesso nas redes sociais é fazer parcerias e collabs com influenciadores relevantes para a comunidade da marca, construindo conexões autênticas. Para Linda, o olhar da H&M está voltado para o desenvolvimento de conteúdo autoral – diversidade de conteúdo mais importante que volumetria em parcerias com influencers para aumentar a audiência.

Durante o painel foi comentado também o potencial banimento do TikTok nos EUA. Linda disse que é o elefante branco na sala. A profissional disse que as marcas precisam se manter flexíveis, diversificar o investimento em diferentes canais e olhar o que outras plataformas, como Pinterest e Roblox, estão desenvolvendo.

Alcançando o novo consumidor

O presidente da Shopify, Harley Finkelstein, a cofundadora da Favorite Daughter, Sara Foster, e a CEO da AG1, Kat Cole, participaram do painel sobre como alcançar seus clientes de maneiras não óbvias.

Para os executivos, no varejo atual, ser autêntico é indispensável. Os consumidores buscam conexões reais e rejeitam mensagens que soem artificiais. Por isso, é importante construir parcerias verdadeiras, colaborar com influenciadores ou marcas que compartilhem os mesmos valores que a sua empresa, conquistar confiança com comunicação transparente e atitudes que reflitam o propósito da sua marca.

Para eles, o varejo do futuro vai além do omnichannel. O desafio agora é criar um ecossistema integrado, onde o cliente se sinta conectado em qualquer ponto de contato. A Favorite Daughter une podcast, eventos e conteúdos digitais para atrair clientes e reforçar sua identidade.

Eles indicam que as marcas invistam em experiências fluidas entre o físico e o digital, sempre atendendo às reais demandas do consumidor. E explicam que, hoje, as marcas que se destacam investem em qualidade superior, experiências personalizadas e laços emocionais com seus consumidores.

Alcançando consumidores mais jovens e acelerando o impulso global

Nesta sessão, o presidente e CEO da New Balance, Joe Preston, falou sobre as estratégias por trás da evolução da marca, estimulando e sustentando o crescimento global ao mesmo tempo em que captura a atenção do consumidor.

Jou explicou que os consumidores jovens priorizam autenticidade e relevância cultural e, por isso, a New Balance aposta em estratégias de pesquisa e comunicação personalizada para se aproximar desse público. A marca também utiliza uma abordagem de distribuição controlada, colaborando apenas com parceiros que respeitem seu posicionamento premium, focando na experiência e no valor agregado ao cliente.

Ele também revelou sobre a combinação de retrô e inovação, explicando que a marca desenvolve produtos que unem designs clássicos a tecnologias modernas, oferecendo não só apelo emocional, mas também funcionalidade e conforto para os consumidores.

“A marca escolhe cuidadosamente atletas e artistas que compartilhem seus valores, investindo em parcerias autênticas e impactantes que ampliem seu alcance e reforcem sua identidade. Esses pontos refletem a visão estratégica da New Balance, focada em relevância, inovação e autenticidade.”

Pós-NRF 2025 CDL POA

Após estudar e vivenciar as novidades do varejo das grandes marcas mundiais, a CDL POA promoverá o Pós-NRF 2025, no dia 22 de janeiro, às 18h30, no Vista Pontal, no Pontal Shopping.

O evento acontece apenas 4 dias após o retorno ao Brasil e apresentará tudo que foi visto em Nova Iorque e pode ser adaptado para a realidade do varejo local. Os palestrantes serão Fabiano Zortéa, Organizador da Comitiva da NRF 2025 e Coordenador Estadual de Varejo do Sebrae RS; Guga Schifino, Diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co. e Especialista em Varejo e Missões à NRF; e Natália Schifino, Gestora de Comunidade na WOW Aceleradora | Curadora na FFX. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site do evento.

Data

14 janeiro 2025

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