A CDL Porto Alegre finaliza sua imersão na NRF 2023 – Retail’s Big Show, nesta quarta-feira (18), com o segundo bloco de visitas técnicas a lojas que ganham destaque no varejo de Nova York. Marcam presença no evento os membros da Entidade: presidente Irio Piva, vice-presidentes Octávio Scheibe, José Roberto Resende e Sérgio Galbinski, superintendente, Maico Renner, gestor de Marketing e Inovação, Rafael Guerra, e economista-chefe, Oscar Frank. A CDL POA integra a delegação liderada pelo Sebrae/RS, com varejistas gaúchos e entidades empresariais ligadas ao comércio.
A visita à maior feira de tendências dos setores de varejo e consumo do mundo tem como objetivo a promoção do Pós-NRF 2023, promovido pela CDL POA no dia 25 de janeiro (quarta-feira), às 18h30min, no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, com a presença de notáveis especialistas recém-chegados de Nova York. O evento trará para o Brasil, em primeira mão, todas as novidades, experiências e vivências do varejo mundial para os empresários gaúchos. Garanta já o seu ingresso aqui.
Visitas Técnicas
Os especialistas da CDL POA reuniram os principais pontos do segundo dia de visitas técnicas, com exclusividade para o público da Entidade. Um dos principais objetivos da missão é conhecer sistemas e soluções para tornar o varejo mais eficiente e atrativo aos consumidores. Confira:
Starbucks Reserve
A loja visitada foi recentemente inaugurada junto ao icônico Empire State Building. A operação apresenta todos os atributos abordados durante a NRF 2023, com destaque para colaboração (parceria estabelecida com uma padaria), experiência em loja (bar para proporcionar vivências com café), produtos exclusivos (apenas desta unidade), retailtainment (atrações e serviços para entreter o cliente e mantê-lo mais tempo dentro da loja).
Harry Potter Store
Destaques do varejo em Nova York, a loja propicia experiência com todos os produtos da saga. Destaca-se pela quantidade e qualidade de itens oferecidos e coloca os consumidores na atmosfera dos filmes e personagens. Mais uma operação que proporciona experiência para os consumidores, com o conceito de atrair clientes (por meio da marca) e entreter os visitantes dentro da loja, deixando-os expostos a inúmeras oportunidades para o consumo. Toda a loja é cenário para vídeos e fotos, o que amplia a experiência do cliente. Tudo no espaço foi planejado para ser instagramável, desde a cenografia e iluminação, até o visual merchandising (apresentação de produtos e serviços) – tudo conectado com o objetivo da marca: conexão do consumidor, mais tempo dentro da loja, mais tempo explorando mix de produtos e maior chance de conversão.
Eataly New York Flatiron
Experiência com gastronomia italiana: restaurantes, insumos, experiências, aulas e ambiente que acolhe o consumidor com a temática. A loja dá grande destaque para a exposição dos produtos, que são o ponto alto da jornada do cliente. Mescla a exposição dos produtos com a experiência de marca. Um exemplo é a divulgação de receitas para o cliente fazer em casa com os produtos que estão expostos por lá. No local, é possível almoçar ou jantar também no mesmo ambiente em que os produtos que estão expostos. Percebe-se um foco muito grande em visual merchandising, que coloca o produto como a grande experiência da loja.
Wilson
A flagship da marca (loja modelo) oferece ampla gama de produtos para diversas modalidades esportivas. O espaço fica no Soho, bairro referência da moda na cidade, e tem como objetivo ser um ponto de encontro do esporte. A loja funciona como um local de experimentação de produtos e, também, para os fãs da marca trocarem ideias sobre novos produtos. Se destaca por oferecer uma quadra de basquete para os clientes. Mais uma operação que valoriza o tempo de permanência do cliente em loja, aumentando a exposição dos consumidores com a marca e os produtos. O espaço traz a história da marca e os próprios produtos decorando a loja, além de um espaço para personalização.
Catch’N Ice Cream – Artisan Ice Cream Balls from Dylan Lemay
Sorveteria criada por influenciador digital que valorize a presença do cliente dentro da loja – desde a estratégia para servir o sorvete (arremessado pelos atendentes para que os clientes o peguem com seus potes, do outro lado do balcão), estímulo às pessoas perderam seus medos (tentando caçar o sorvete). Brincadeira mantém os clientes mais tempo consumindo e experimentando sabores, olhando produtos e se relacionando com a marca. Gameficação do atendimento: gera memórias afetivas e lembrança de marca por parte dos consumidores. Fundamental o treinamento e mobilização da equipe para levar o propósito da marca até o cliente final em todos os momentos. Cada compra de produto pode ter uma história diferente. Vale para roupas, decoração, móveis, calçados, brinquedos, entre outros.
Lego
A principal operação da Lego no mundo, além de estimular a criatividade dos consumidores, oferece ações para customização de produtos, cenografia e ambientação focadas em ícones da cidade de NY. Forte apelo Instagramável, que homenageia a cidade de Nova York, é um espaço de testes que, se funcionar bem, será replicado nas outras lojas da rede. São mais de 700 lojas Lego em 50 países ao redor do mundo. O formato está pensado para oferecer uma experiência imersiva, que mistura o digital com o físico. A personalização dos itens Lego aumenta o valor agregado e torna o produto único. A loja convida os visitantes a fazerem uma lembrança da visita e depois eles vão para casa com o seu produto personalizado. Dica para lojistas: proporcionar ações que tornem produtos exclusivos para os consumidores.
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