A metodologia benchmarking ajuda a realizar estudos de mercado que trazem insights e inspiração para negócios. Descubra como fazer!
Em qualquer negócio, é preciso fazer pesquisas e contar com informações para evoluir no mercado. Afinal, os dados ajudam a elaborar as estratégias certas e alcançar resultados cada vez melhores.
Estudar o nicho de mercado da empresa é uma das principais formas de fazer isso. Para realizar essa análise de uma forma eficiente e focada, a metodologia benchmarking é uma ótima opção. Continue lendo para descobrir o que esse termo significa e qual é a sua importância!
O que é benchmarking?
O conceito vem da palavra “benchmark”, do inglês, que significa “referência”. Portanto, fazer benchmarking é buscar ideias, inspirações e metodologias em outras empresas. Pode-se analisar processos internos, ações de marketing ou produtos da concorrência.
O benchmarking também é uma forma de medir o sucesso do seu negócio em comparação com os concorrentes, de reconhecer áreas de melhoria, tanto no âmbito operacional quanto de marca e posicionamento, e de identificar oportunidades de inovação e investimento.
Quais são os benefícios do benchmarking?
Fazer esse tipo de estudo traz inúmeras vantagens, já que o benchmarking pode potencializar a criação de estratégias em diversos setores de uma empresa. Confira alguns dos principais benefícios:
Ajuda a monitorar o desempenho
Avaliar apenas a própria performance e rendimento não traz um entendimento completo do desempenho de um negócio. Comparando com os resultados de concorrentes, é possível compreender como a sua empresa está posicionada em seu setor e se ela está evoluindo de acordo com os padrões do segmento.
Promove a implementação de mudanças
Observar o histórico de outras organizações e os seus métodos para resolução de problemas gera insights que podem ser adaptados para a realidade da sua empresa e ajudarão a criar melhorias e otimizar o trabalho.
Aprimora a estratégia
Se baseando nas tendências do mercado, você conseguirá elaborar estratégias mais assertivas em todas as áreas, mantendo a sua empresa sempre atualizada e em constante transformação, e seguindo a evolução natural do seu ramo de atuação.
Como fazer benchmarking?
O processo requer seis passos: :
1) Defina o objetivo para saber exatamente o que analisar. Liste quais aspectos de outros negócios você irá estudar.
2) Escolha as empresas que estarão inclusas em seu benchmarking, selecionando entre três e cinco.
3) Busque as informações, em redes sociais, websites das organizações, pesquisas de campo, estudos de caso e palestras e mentorias com gestores das empresas.
4) Faça a comparação com o seu negócio, usando planilhas e gráficos.
5) Identifique os seus pontos fortes e fracos em relação às informações coletadas.
6) Elabore um plano de ação inspirado nas ações dos concorrentes para implementar as mudanças necessárias.
Confira outros conteúdos como esse!
Acesse o nosso blog e leia mais artigos com dicas e informações sobre empreendedorismo, varejo e inovações nesses ramos. Clique aqui para conhecer.