Saiba como o benchmarking pode ajudar a sua empresa - CDL POA

Saiba como o benchmarking pode ajudar a sua empresa

A metodologia benchmarking ajuda a realizar estudos de mercado que trazem insights e inspiração para negócios. Descubra como fazer! 

Em qualquer negócio, é preciso fazer pesquisas e contar com informações para evoluir no mercado. Afinal, os dados ajudam a elaborar as estratégias certas e alcançar resultados cada vez melhores. 

Estudar o nicho de mercado da empresa é uma das principais formas de fazer isso. Para realizar essa análise de uma forma eficiente e focada, a metodologia benchmarking é uma ótima opção. Continue lendo para descobrir o que esse termo significa e qual é a sua importância!

O que é benchmarking?

O conceito vem da palavra “benchmark”, do inglês, que significa “referência”. Portanto, fazer benchmarking é buscar ideias, inspirações e metodologias em outras empresas. Pode-se analisar processos internos, ações de marketing ou produtos da concorrência. 

O benchmarking também é uma forma de medir o sucesso do seu negócio em comparação com os concorrentes, de reconhecer áreas de melhoria, tanto no âmbito operacional quanto de marca e posicionamento, e de identificar oportunidades de inovação e investimento.

Quais são os benefícios do benchmarking?

Fazer esse tipo de estudo traz inúmeras vantagens, já que o benchmarking pode potencializar a criação de estratégias em diversos setores de uma empresa. Confira alguns dos principais benefícios:

Ajuda a monitorar o desempenho

Avaliar apenas a própria performance e rendimento não traz um entendimento completo do desempenho de um negócio. Comparando com os resultados de concorrentes, é possível compreender como a sua empresa está posicionada em seu setor e se ela está evoluindo de acordo com os padrões do segmento. 

Promove a implementação de mudanças

Observar o histórico de outras organizações e os seus métodos para resolução de problemas gera insights que podem ser adaptados para a realidade da sua empresa e ajudarão a criar melhorias e otimizar o trabalho. 

Aprimora a estratégia

Se baseando nas tendências do mercado, você conseguirá elaborar estratégias mais assertivas em todas as áreas, mantendo a sua empresa sempre atualizada e em constante transformação, e seguindo a evolução natural do seu ramo de atuação. 

Como fazer benchmarking? 

O processo requer seis passos: : 

1) Defina o objetivo para saber exatamente o que analisar. Liste quais aspectos de outros negócios você irá estudar.

2) Escolha as empresas que estarão inclusas em seu benchmarking, selecionando entre três e cinco.

3) Busque as informações, em redes sociais, websites das organizações, pesquisas de campo, estudos de caso e palestras e mentorias com gestores das empresas.

4) Faça a comparação com o seu negócio, usando planilhas e gráficos.

5) Identifique os seus pontos fortes e fracos em relação às informações coletadas.

6) Elabore um plano de ação inspirado nas ações dos concorrentes para implementar as mudanças necessárias. 

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Data

23 setembro 2022

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