Veja quais são os prejuízos causados pelos clientes inadimplentes e confira dicas para mantê-los distantes do seu negócio.
Diversos estudos apontam que o número de clientes inadimplentes vem crescendo cada vez mais. O Núcleo Econômico da CDL Porto Alegre, por exemplo, acompanha de perto a inadimplência no Rio Grande do Sul e Porto Alegre, realizando análises mensais para ajudar os empresários a entender o momento atual e como evitar a inadimplência em seus negócios.
Afinal, uma boa gestão precisa ter conhecimento para formular boas estratégias que vão assegurar os bons resultados do seu negócio, certo? E com isso, é possível reverter essa situação e manter os devedores distantes do seu negócio. Quer saber como realizar esse processo de forma assertiva? Continue a leitura e descubra como!
O que é a inadimplência?
A inadimplência é um problema comum enfrentado pelas empresas de todos os segmentos e portes. Trata-se de quando uma pessoa ou uma empresa não realiza um pagamento até a data acordada. Sendo assim, toda vez que uma compra é efetivada e não é paga, o cliente se torna um inadimplente.
Quanto maior for a taxa de inadimplência em seu negócio, mais difícil será equilibrar as próprias contas e se manter em dia com as suas obrigações financeiras. Entre as principais causas, estão o desemprego, a diminuição da renda e o descontrole financeiro.
Quais são os impactos da inadimplência nos negócios?
A inadimplência pode resultar em diversos problemas às empresas, confira quais são os principais:
1. Afeta o seu fluxo de caixa
O atraso ou o não cumprimento de um pagamento faz com que você tenha que repensar todo o planejamento do seu negócio. Afinal, se o dinheiro não entra, como irá fazer a reposição de produtos, por exemplo?
Em alguns casos, terá que fazer negociações com fornecedores, rever prazos de pagamento, etc., o que, consequentemente, prejudicará o seu fluxo de caixa.
2. Mitiga seu potencial de investimento e liquidez
A liquidez de um negócio refere-se à sua capacidade de arcar com as dívidas de curto prazo, cujo vencimento ocorrerá em no máximo 12 meses, sendo considerada um dos principais indicadores financeiros de uma empresa.
Quando não há dinheiro em caixa e a inadimplência faz parte da rotina do seu negócio, fica difícil de projetar novos investimentos, tanto em matéria-prima, maquinário ou na contratação de novos funcionários.
3. Mau relacionamento com o cliente
O processo de cobrança ao cliente acaba gerando um certo desconforto para ambas as partes e, na maioria dos casos, você não sabe o motivo dele não ter pago a sua dívida. Desta forma, negociar em cima de situações e motivos delicados é extremamente difícil.
Como reduzir os índices de inadimplência?
Agora que já sabe o que é e os prejuízos causados pelos clientes inadimplentes, é hora de conferir como manter o seu negócio distante desse problema. Vamos lá?
Elabore um perfil de clientes inadimplentes
Conte com o auxílio da tecnologia para registrar as informações dos clientes. Desta forma, será possível controlar os perfis das pessoas com potencial para serem devedores e criar um alerta. Faça uma base com esses dados e utilize sempre que for necessário.
Crie uma boa régua de cobrança
Trata-se de um método personalizado que organiza as arrecadações da empresa, reduzindo de forma eficaz a inadimplência. Ela dita de qual forma e em qual momento você deve solicitar o pagamento ao cliente, discriminando as formas de contato, o tom de cobrança em cada etapa, os possíveis descontos, etc.
Diversifique as formas de pagamento
Essa opção além de atrair um número cada vez maior de clientes, oferece a oportunidade das pessoas escolherem a forma de pagamento que seja mais conveniente com o seu momento e condição financeira.
O Pix, os cartões de crédito e débito, o pagamento digital e por aproximação, entre vários outros são excelentes opções.
Recompense os bons pagadores
Recompensas que instiguem o pagamento na data combinada é uma boa forma de evitar a inadimplência. Por exemplo, oferecer 10%OFF se o pagamento ocorrer até 2 dias antes do vencimento, ou disponibilizar descontos em compras futuras.
Além dessa opção, você pode usar a criatividade e escolher a recompensa de acordo com a realidade do seu negócio.
Notifique o consumidor sobre datas de vencimento
A inadimplência pode acontecer pelo simples fato das pessoas esquecerem de pagar. Apesar de ser uma prática estranha, é muito comum. Então, você pode se antecipar e emitir um lembrete (por e-mail, SMS, WhatsApp), lembrando o cliente da data de vencimento.
Automatize os processos e evite clientes inadimplentes
Pôde perceber que para controlar e reduzir o número de clientes inadimplentes, as ações devem ser contínuas? Por isso, para ganhar tempo, precisão e economizar custos, a automatização é uma grande aliada, que deve fazer parte do seu processo de cobrança.
Atualmente, existem diversos serviços que auxiliam nessas questões, de maneira automatizada, e a CDL POA conta com excelentes opções. Clique aqui, entre em contato e conheça as ferramentas que podem ajudar a diminuir e evitar os clientes inadimplentes.