Régua de relacionamento: o que é e como montar
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JUNHO, 2021
Notícias
A régua de relacionamento é uma forma estratégica de organizar a comunicação com o cliente. Seja em qualquer fase: prospecção, venda ou pós-venda. A ideia central é estar sempre presente, podendo ser por meio de um agradecimento, de um e-mail marketing, do oferecimento de um conteúdo relevante, de uma oferta, de um post em rede social ou até mesmo de um telefonema. Deste modo, a empresa se torna mais próxima e acessível. O objetivo central da régua de relacionamento é ampliar o tempo de interação do cliente com a sua base de contatos ativos. E as estratégias passam por um conjunto de ações de aproximação, captação e fidelização.
Como montar uma régua de relacionamento?
Para montar uma régua de relacionamento, é importante definir em que momento do envolvimento se encontra cada cliente, e qual é o objetivo do negócio. Faremos aqui três exemplos, uma régua de relacionamento: uma para prospecção, uma para vendas e outra para o pós-venda.
Régua de relacionamento para a etapa de prospecção ‘Entender para atender’
A etapa de prospecção não pode sugerir diretamente uma venda, este primeiro contato deve visar uma conquista de confiança e uma compreensão das demandas desse possível cliente. Algumas sugestões de envios para a fase de prospecção:
- Envio de um e-mail de agradecimento;
- Envio de conteúdos ricos em informações que possam ajudar o cliente a partir de seu consentimento prévio;
- Oferecimento de ofertas pontuais, em datas comemorativas, por exemplo.
Régua de relacionamento para a etapa de venda
Após o envio de uma proposta comercial, a régua de relacionamento deve continuar ativa, mas com toda a atenção para que os envios não interfiram na realização da venda. Neste caso, o comercial deve ter em mãos todos os envios programados, especialmente de ofertas, para que não interfira na negociação.
- Envio de conteúdos úteis;
- Interação em rede social;
- Contato direto.
Régua de relacionamento pós-venda
Assim que a venda é realizada, o cliente entra em um novo momento de relacionamento. A sugestão é manter o radar, se torna útil e ser sempre lembrado.
- Realização periódica de satisfação;
- Apresentação de novos produtos;
- Envio de conteúdos úteis;
- Interação em rede social.
Esse conteúdo ajudou você? Tente agora fazer a sua própria régua de relacionamento, a partir da identificação do seu produto e público-alvo. Você verá que ficará muito fácil depois que tudo estiver organizado e planejado.