Régua de relacionamento: o que é e como montar

Régua de relacionamento: o que é e como montar 

24

JUNHO, 2021

Notícias

A régua de relacionamento é uma forma estratégica de organizar a comunicação com o cliente. Seja em qualquer fase: prospecção, venda ou pós-venda. A ideia central é estar sempre presente, podendo ser por meio de um agradecimento, de um e-mail marketing, do oferecimento de um conteúdo relevante, de uma oferta, de um post em rede social ou até mesmo de um telefonema. Deste modo, a empresa se torna mais próxima e acessível. O objetivo central da régua de relacionamento é ampliar o tempo de interação do cliente com a sua base de contatos ativos. E as estratégias passam por um conjunto de ações de aproximação, captação e fidelização.  

Como montar uma régua de relacionamento? 

Para montar uma régua de relacionamento, é importante definir em que momento do envolvimento se encontra cada cliente, e qual é o objetivo do negócio. Faremos aqui três exemplos, uma régua de relacionamento: uma para prospecção, uma para vendas e outra para o pós-venda. 

Régua de relacionamento para a etapa de prospecção ‘Entender para atender’ 

A etapa de prospecção não pode sugerir diretamente uma venda, este primeiro contato deve visar uma conquista de confiança e uma compreensão das demandas desse possível cliente. Algumas sugestões de envios para a fase de prospecção:  

  • Envio de um e-mail de agradecimento;
  • Envio de conteúdos ricos em informações que possam ajudar o cliente a partir de seu consentimento prévio;
  • Oferecimento de ofertas pontuais, em datas comemorativas, por exemplo.

Régua de relacionamento para a etapa de venda 

Após o envio de uma proposta comercial, a régua de relacionamento deve continuar ativa, mas com toda a atenção para que os envios não interfiram na realização da venda. Neste caso, o comercial deve ter em mãos todos os envios programados, especialmente de ofertas, para que não interfira na negociação.  

  • Envio de conteúdos úteis;
  • Interação em rede social;
  • Contato direto.

Régua de relacionamento pós-venda 

Assim que a venda é realizada, o cliente entra em um novo momento de relacionamento. A sugestão é manter o radar, se torna útil e ser sempre lembrado.  

  • Realização periódica de satisfação;
  • Apresentação de novos produtos; 
  • Envio de conteúdos úteis;
  • Interação em rede social.

Esse conteúdo ajudou você? Tente agora fazer a sua própria régua de relacionamento, a partir da identificação do seu produto e público-alvo. Você verá que ficará muito fácil depois que tudo estiver organizado e planejado.  

 

Data

24 junho 2021

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