RECRIE O VAREJO: Rede de supermercados desenvolve o primeiro higienizador de carrinhos do Brasil e compartilha projeto com a concorrência
13
JUNHO, 2020
Notícias
A Veran Supermercados deu maior autonomia ao time para acelerar fluxos de processos e garantir uma operação mais eficiente durante a pandemia. A empresa ainda inovou ao desenvolver equipamento de higiene potencializador da segurança sanitária em supermercados.
Veja o passo a passo deste processo:
CONHEÇA A EMPRESA
>> Veran Supermercados
Características do negócio
– Setor supermercadista
– Lojas de rua
– Grande Porte
Problema
Como agilizar processos na pandemia e proporcionar um serviço mais seguro?
PLANO DE AÇÃO
Passo 1: Priorizar agilidade dos processos para enfrentar a pandemia de forma mais segura e alinhada às novas necessidades do mercado. Para isso, foi dado maior autonomia e empoderamento às equipes.
Passo 2: Criação de novos métodos de segurança sanitária para operação das lojas.
Passo 3: Desenvolvimento e implementação do primeiro higienizador de carrinhos do Brasil em um supermercado – o ‘lava-jato de carrinhos’. O projeto foi inspirado em um modelo de equipamento francês.
Passo 4: Compartilhar conhecimento. O lava-jato de carrinhos foi disponibilizado gratuitamente para outros varejistas do setor, pensando em uma maior segurança coletiva.
Passo 5: Desenvolvimento de um projeto social a partir da distribuição de marmitas para comunidades vulneráveis, feitas com os produtos da rede, além de equipamentos de proteção individual.
Passo 6: Acelerar o desenvolvimento de e-commerce, ainda muito primário no início da pandemia, para conseguir atender a demanda dos clientes. Nas cidades onde a rede opera, os aplicativos de entrega ainda não foram amplamente difundidos, o que aumenta a necessidade de delivery próprio.
RESULTADOS
O ágil processo de adaptação à nova realidade possibilitou que a rede de supermercados conseguisse operar com melhor previsibilidade, alocação de recursos e melhor distribuição dos investimentos. Segundo Jose Roberto Meister Müssnich, diretor/CEO do Atacadão, “depois de as vendas terem subido em março e abril, o movimento entrou em um novo normal. O número de clientes caiu em média 25%, mas cada um deles tem gastado de 25% a 30% a mais, depois que foi decretada a pandemia”. Ele também explica que e-commerce não é significativo em volume para a empresa, mas é uma ferramenta imprescindível para estar mais perto do cliente e proteger sua saúde, uma prioridade para a marca.
Veran Supermercados
Fundada nos anos 1970 no interior de São Paulo, a rede possui 14 unidades, cartão de crédito próprio, um centro de distribuição e restaurantes junto às lojas.
___________________________________________________
A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.