RECRIE O VAREJO: Grupo Big estrutura operação de vendas online do zero durante a pandemia e se torna referência para o segmento - CDL POA

RECRIE O VAREJO: Grupo Big estrutura operação de vendas online do zero durante a pandemia e se torna referência para o segmento


RECRIE O VAREJO: Grupo Big estrutura operação de vendas online do zero durante a pandemia e se torna referência para o segmento

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JULHO, 2020

Notícias

A gigante do varejo nacional não operava no comércio digital e teve que estruturar um projeto para vendas online em meio à crise do novo coronavírus em tempo recorde. A agilidade do processo e a união das equipes trouxe o sucesso da ação e destaque para a marca no País.

Veja o passo a passo deste processo:

 

CONHEÇA A EMPRESA

>> Grupo Big

Características do negócio
– Setor Supermercadista
– Loja de rua e de shopping
– Grande Porte

Problema
Como viabilizar as vendas online na pandemia, construindo uma grande operação do zero.

 

PLANO DE AÇÃO

Passo 1: Retomar projeto de vendas online com a chegada da pandemia. O grupo havia se retirado do mercado digital há um ano e teve que retomar o serviço do zero e de forma rápida.

Passo 2: Promover um mutirão com equipes de outras áreas da companhia que estavam com baixo volume de serviço e focalizar na agilidade do projeto digital.

Passo 3: Organizar a nova operação chamada de ‘Big em casa’ com dois tipos de delivery e um drive-thru, contemplando as bandeiras Big, Bompreço, Big Bompreço, Nacional, Mercadorama,  MaxxiAtacado e Sam’s Club.

Passo 4: Construir a operação de delivery em dois projetos, para maior controle e eficiência. Um deles contempla compras de pequenos volumes, com até 16 itens ou 9,8 kg, e entregas de até uma hora. O outro é para compras grandes, com volume ilimitado, e entrega em até 24h mediante agendamento.

Passo 5: Estruturar o site para receber os clientes interessados em compras online e, a partir dele, direcionar os pedidos a um aplicativo específico para cada tipo de serviço.

Passo 6: Operacionalizar as entregas a partir de acordos com empresas do segmento, mediante comissionamento. São elas, Cornershop (do Uber Eats), o iFood e o Supermercado Now (da B2W).

Passo 7: Estruturar o drive-thru, chamado de ‘Clique e retire’. O cliente escolhe os produtos no site e marca horário de retirada na vaga de estacionamento da loja reservada para isso.

Passo 8: Criar a logística do ‘Clique e retire’. O cliente não precisa sair do carro, pois um funcionário do supermercado coloca as compras no porta-malas, sem custos extras, e o cliente finaliza a compra com pagamento presencial, ainda dentro do carro.

 

RESULTADOS

O Grupo conseguiu abrir mais de 300 vagas de emprego durante o período da pandemia. A ampliação do comércio digital auxiliou o incremento de vendas e as novas formas de realizar compras deixaram o grupo à frente de seus concorrentes. Até o final do mês de junho, 50% das lojas estavam integradas ao varejo digital. O drive-thru atingiu o objetivo de atender preferencialmente as cidades onde o coronavírus está com maior grau de letalidade. O fluxo inteiro de um carro dentro do estacionamento acontece em cerca de 4 minutos, o que é considerado extremamente ágil para o segmento. Tanto no delivery como no drive-thru, os cerca de 15 mil itens oferecidos, que incluem frutas, verduras e itens de padaria, têm o mesmo preço das lojas físicas.

 

Grupo Big
3º maior varejista do BR, com 50 mil funcionários, mais de 400 unidades e 7 bandeiras: Nacional, Big, Big Bompreço, Super Bompreço, Maxxi Atacado, Sam’s Club e TodoDia.

 

 

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A CDL Porto Alegre reafirma seu compromisso em acolher as necessidades dos varejistas, auxiliando-os a transpor os entraves da disseminação do coronavírus. A Entidade tem a convicção de que a unidade do setor fará grande diferença neste momento tão delicado e de apreensão para todos. Com a atenção e a disponibilidade de cada empresário, para fazer a sua parte, o setor sairá ainda mais forte desta crise.

 

Data

14 julho 2020

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