Reconstrução do setor de Moda é tema de evento em Porto Alegre

Muita inspiração, tendências e bom humor marcou o Moda Pelo Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (03/10). A iniciativa uniu a CDL Porto Alegre e a estilista e influenciadora, Joy Alano, para a qualificação de profissionais do varejo de moda que buscam a reconstrução após a crise climática acontecida no Estado.

O evento gratuito reuniu cerca de 700 pessoas no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, das 9h às 19h30min, e debateu temas como operações de negócios no varejo de moda, tendências e estratégias de branding e comunicação.

Conforme o vice-presidente da CDL Porto Alegre, Carlos Klein, “o clima é de total satisfação, o evento superou todas as expectativas em relação à adesão de público. A qualidade das palestras e o conteúdo apresentado foram extremamente assertivos. Os assuntos eram complementares, tudo que uma empresa precisa para se inspirar, se capacitar e inovar no seu negócio foi tratado aqui, hoje”.

O evento iniciou com interpretação do hino rio-grandense pela cantora lírica Cristina Sorrentino. Após, Joy Alano surpreendeu o público dançando uma música tradicionalista em homenagem ao Estado e fez a abertura do evento destacando a força do povo gaúcho para se reerguer após as enchentes.

Além de Joy Alano, a abertura contou com a participação da presidente interina da CDL Porto Alegre, Nilva Bellenzier, que destacou: “a situação vivida pelos gaúchos nos fará evoluir e a economia voltará ao que era, gerando cada vez mais empregos”.

Ainda, a dirigente avaliou a relevância do evento. “Recebemos muitas doações, mas o conhecimento fica impregnado nas pessoas e a CDL POA está sempre ao lado do lojista, para juntos estarmos empenhados na reconstrução do RS”, comemora Nilva.

A primeira palestra foi de Raquel Leão, líder de conteúdo da Start by WGSN, que trouxe as tendências de moda para 2025 e ensinou como ficar atento para o seu negócio em um mundo com cada vez mais conteúdo. Como dica para os lojistas, ela destacou três tendências para o próximo ano: Sport Core, Resgate Ancestral e Delicadeza Poética.

Depois, foi a vez da headhunter e palestrante especialista em Varejo de Moda e Mercado do Luxo, Ester Morgan, que mostrou a importância para os varejistas recrutarem a pessoa certa e, tão importante quanto, como manter as pessoas certas na sua empresa.

A última speaker da manhã foi Joy Alano, também responsável pela curadoria de conteúdo do evento. Com muita música e alto astral, a estilista trouxe todo seu conhecimento em redes sociais e influência para mostrar para os lojistas como produzir conteúdo em busca da fidelização dos clientes.

“Não adianta site, impulsionamento de publicações se você não criar conteúdos que conquistem sua audiência. Quando você entrega conteúdo, você serve e quando você serve, você fideliza.”

Após o almoço, o evento reiniciou com uma conversa com Su Biazoli, gestora de criatividade e comunicação da Biamar, que retomou a importância do branding para a marca e sorteou prêmios.

“Branding é a alma da marca. A história, os valores, o propósito e a personalidade. Marca não é logo, não é produto e nem só rede social. Marca é algo abstrato, algo que a gente não encosta. Ela é a crença, identificação e expressão. É sentimento e aproximação”, defende.

A segunda palestra da tarde levou ao palco Cláudio Vieira, gerente de varejo da Anselmi, que tratou sobre otimização de operações de negócios e mostrou a importância de estudar o problema que se tem para saber qual solução deve ser usada.

“O Rio Grande do Sul passou por enchentes, pandemia, crises hídricas, fatalidades, greves e paralisações. Tudo isso mostra como o Estado é resiliente e aguerrido como diz o nosso hino. Nesse momento é importante ver que essa é uma oportunidade para reavaliar o seu negócio e se reconstruir”.

O próximo encontro foi com a mentora de negócios da Moda, Eloisa M Simão que trouxe toda sua expertise para apresentar a revolução das lojas focando na personalização do atendimento ao cliente, e como criar estratégias para alcançá-lo unindo o digital com o físico.

“Hoje em dia, se você não entende de pessoas, você não entende de negócios. Lojas de moda não podem se fixar em produtos, promoções e descontos. Elas precisam se fixar no relacionamento construído com seus clientes”.

Saindo do formato de palestras, a próxima apresentação foi um bate-papo com a influenciadora Vitória Portes, a gestora da Biamar, Su Biazoli, e a mediação de Joy Alano, com o tema ‘Importância da construção de uma imagem forte e do awareness para as marcas’. Elas destacaram a relevância de se pensar a marca da empresa e como influenciadoras de moda e marcas podem trabalhar juntas, além de como facilitar o processo de trabalho por meio de briefings e estudos.

O próximo tema do evento foi Visual Merchandising, com Pedro Saddi, sócio da Saddi Showroom. Ele explicou a importância dos layouts de loja para encantar clientes, facilitar suas compras e vender mais. Ele ensinou desde a disposição de roupas nas araras, iluminação, pontos focais a técnicas de formatação das vitrines.

Para fechar o evento, Gustavo Bozetti, diretor da Fundação Napoleon Hill e do MasterMind no RS, falou sobre prosperar e como resistir ao tempo, trazendo histórias e atividades para mostrar como o tempo e a humanidade sempre avançam, que mudança e transformação são coisas diferentes e que o importante é construir uma cultura forte.

Com muita música e insights para lojistas de todo o Rio Grande do Sul, o Moda Pelo Rio Grande do Sul teve duração total de 10 horas e teve realização da CDL Porto Alegre e Joy Alano, contou com o apoio de Lunelli e Sicoob, e a parceria de Abajur Propaganda e Inovação, Atlântico Brindes, Master Hoteis, RS Moda e Todesprint Impressões.

“Para a CDL POA, ficamos muito satisfeitos e orgulhosos de cumprir com nosso papel que é qualificar o varejo para deixar nosso Estado mais pujante nos negócios, gerar mais emprego e renda e, assim, qualificar e trazer qualidade de vida aos gaúchos se recuperar dessa tragédia que passamos”, finaliza Klein.

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    Data

    04 outubro 2024

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