Reanalisar o consumo e o perfil pagante de cada cliente oportuniza fidelização e melhores resultados
Um dos fatores que faz parte da rotina de grandes fintechs e empresas que possuem crediário é a constante reanálise da sua carteira de clientes. Quando um cliente busca aquisição da primeira linha de crédito, é normal que o negócio tenha cautela, analisando o perfil do consumidor e possibilitando um limite de crédito apropriado. Porém, com o passar do tempo, é preciso reanalisar o consumo e perfil pagante de cada cliente, oportunizando a possibilidade de fidelização e também aumento nos lucros com maiores linhas de crédito.
É fundamental que todas as contratações de crédito sejam feitas após uma análise de crédito detalhada do contratante, o que inclui cadastro completo do cliente, além de histórico de compra. A partir disso é possível avançar no conhecimento das necessidades – e possibilidades – de cada consumidor, bem como definir o limite mais adequado e garantir a segurança das operações.
Além disso, é importante que as empresas também incluam a reanálise de crédito em suas rotinas, principalmente com o objetivo de verificar mudanças no comportamento do cliente e eventuais alterações no poder de compra, por exemplo. A reanálise de crédito favorece não só o consumidor – que poderá ter um aumento de limite – mas também a empresa, que pode ampliar suas ofertas aos clientes.
Reanálise de crédito e a oportunidade de vender mais
Para garantir que novos limites sejam disponibilizados aos clientes, aumentando a concessão de crédito e os recebimentos, as empresas podem reavaliar os casos individualmente e verificar as oportunidades de vender mais para quem já conhece a marca. Dessa forma, a reanálise de crédito prevê verificação dos dados cadastrais pessoais e informações relacionadas ao comportamento financeiro.
Na CDL POA as associadas encontram as Consultas Positivas, uma solução completa para garantir concessões de crédito mais assertivas. Com isso é possível acessar relatórios com informações relevantes como:
– Score Positivo: com o Score Positivo, os clientes vendem até 40% mais do que usando o Score tradicional;
– Restritivos: detalhamento de dívidas ou outras informações restritivas do CNPJ consultado;
– Dados cadastrais: relatório com dados atualizados que contam com informações como status do CNPJ, localização e quadro societário.
– Sugestão de risco: recomendação de negociação, sugerindo valor de limite e informando os riscos.