Raio-X do consumidor gaúcho - CDL POA

Raio-X do consumidor gaúcho

Levantamento inédito da CDL POA e Sindilojas Porto Alegre, para traçar um raio=X do consumidor gaúcho consolida o resultado de cinco pesquisas realizadas sobre a intenção de compra e o perfil do presenteador nas principais datas comemorativas do ano. A primeira conclusão é que a prioridade nestas datas é presentear as crianças. Em contrapartida, os mimos para os namorados costumam ser adquiridos no próprio dia (12 de Junho) e o dos pais acaba ficando para a véspera. Independentemente da ocasião, o fato é que, quase a metade dos entrevistados (45%) efetiva a compra na própria semana da realização da celebração. Mas, no que toca ao bolso, as mães são as que ganham os presentes mais caros: 35,9% dos consultados afirmam gastar de R$ 100 a R$ 200 para homenageá-las, sendo que, neste caso, o aumento do preço pode ser fruto da conhecida vaquinha entre irmãos (13% apontaram adotar o método nesta data). Já os pais recebem lembranças entre R$ 50 e R$ 100. Os tickets ficam mais altos em comemorações nas quais apenas uma pessoa será presenteada. Os valores ficam menores quando há mais de um contemplado, como nos casos do Dia das Crianças e do Natal. De acordo com o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Paulo Kruse, a pesquisa veio para instigar os lojistas, em meio à crise, a criarem e reinventarem novas táticas para venderem mais em cada uma das datas comemorativas. O presidente da CDL POA, Alcides Debus, observa que a pesquisa também confirmou que a mulher se destaca como tomadora de decisão na hora da compra. Ainda que a intenção fosse um equilíbrio proposital entre os gêneros durante as enquetes, a maioria das pessoas que se identificavam como presenteadores foram do sexo feminino. ?Nós, lojistas, precisamos estar atentos às consumidoras, uma vez que a nossa pesquisa identificou que são mesmo elas que acabam decidindo sobre os presentes, na maioria das vezes, independente da ocasião. Além disso, já que sabemos que o Visual Merchandising também pode influenciar na venda, alertamos aos nossos lojistas que é imprescindível decorar a vitrine com um mês de antecedência e estar bem preparado para vender, especialmente, na semana que antecede às principais datas do varejo?.

Data

21 março 2016

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