22ª Convenção CDL Lajeado capacita em vendas e liderança

Público de 800 pessoas se atualiza sobre gestão, liderança e vendas na 22ª Convenção CDL Lajeado

Lajeado sediou nesta quinta-feira (26) a 22ª Convenção CDL Lajeado. O evento realizado no Clube Tiro e Caça reuniu 800 pessoas, vindas de 32 cidades do Rio Grande do Sul, que durante o dia se atualizaram sobre temas comuns a pequenas, médias e grandes empresas. Gestão, liderança e vendas foram assuntos abordados pelos cinco palestrantes e marcaram a programação reconhecida como a maior do gênero do interior do Rio Grande do Sul. “A CDL Lajeado cumpre seu papel de trazer conteúdo relevante às organizações e às pessoas que dão vida a elas, pois o investimento na evolução e no crescimento é primordial para o sucesso dos negócios”, afirmou a presidente da entidade, Giselda Hahn, na abertura das atividades. O momento no palco foi acompanhado pela prefeita de Lajeado Gláucia Schumacher, presidente da Câmara de Vereadores Ana Rita da Silva Azambuja, presidente da Federação AGV Vilson Noer e presidente regional da Federasul Ivandro Rosa.

A Convenção CDL Lajeado uniu atualização, relacionamento e foi também ponto de conexão entre profissionais e empresas, na plateia e nos corredores, onde mais de dez marcas parceiras realizaram momentos de interação e prospecção com o público. “Que tudo o que foi compartilhado neste dia se transforme em inspiração e em ações concretas para o fortalecimento das nossas equipes, das empresas e da comunidade”, destacou a vice-presidente de Capacitação e coordenadora do evento, Aline Giovanella.

Responsável por abrir a agenda do dia, o especialista em marketing e vendas Augusto Rocha sensibilizou a plateia sobre as novas dinâmicas de consumo, como a hiperpersonalização, o uso estratégico da inteligência artificial (IA) e a adaptação local de tendências globais. Na palestra “Clientes do presente não compram estratégias do passado”, deixou mensagens como “coloque o relacionamento acima de transações, pois é o meio para construir laços entre pessoas e empresas” e “o tempo do cliente no teu espaço vale mais do que o valor do produto vendido para ele”, dando dicas de mudanças que precisam ser feitas nas empresas para melhorar os resultados. Rocha observou o papel dos líderes nas transformações e declarou: “A IA é sangue, não um órgão. Ele não terá uma aplicação, mas será vital para todas as aplicações”.

Ao afirmar que “entender de ser humano e conhecer a si mesmo nunca foram tão necessários”, a PhD em Administração Soraia Schutel compartilhou realidades e defendeu que a sabedoria clássica é valiosa para organizações antifrágeis, que não só superam desafios, mas também crescem com as crises. “Isso é diferente de resiliência. É aquela pessoa e empresa que muda e se transforma diante dos desafios”. Lembrando que é necessário aprender a construir um novo modelo de liderar, Soraia ainda sentenciou a relevância da inteligência emocional, relacional e social. “Precisamos ampliar e resgatar a compreensão integral de ser humano”.

A diferenciação em vendas foi o enfoque de Carlos Busch, uma das maiores referências no assunto da América Latina. Com a defesa de que o mercado valoriza quem age e transforma ideias em resultados, ele realizou sua palestra com provocações e estratégias para inspirar gestores e vendedores. Começou por “não se distraia. Muita gente acha que tá fazendo certo porque tá trabalhando muito”, comentou, sugerindo a reflexão. Ter disciplina e consistência, escutar o contexto e ter competidores, não concorrentes, foram mais alguns dos conceitos compartilhados. “Pense o quanto podemos agregar valor na caminhada do cliente. Temos que ser muito mais interessantes do que interesseiros”, declarou.

A psicóloga Helena Brochado impactou o público com informações relacionadas a propósito, confiança de equipe e flexibilidade cognitiva. Ao contextualizar problemas enfrentados pelo que chama de uma sociedade da abundância, abordou problemas como ansiedade e depressão, e as formas que temos para evitar ou minimizar tais efeitos de saúde mental. “Costumamos encarar a vida como um jogo finito. Mas temos que ver com outra perspectiva, de forma infinita”, salientou. Durante a apresentação, mostrou cenários e situações que envolvem as rotinas de trabalho, classificando a liderança com quatro pês: pessoas, processos, propósito e paixão. “E com tudo isso precisamos nos reinventar. Ter coragem para liderar e fazer o que é certo”.

A programação foi encerrada com a mistura de música e técnicas de vendas. O administrador de empresas Hélio Azevedo. “Competência e capacidade são diferentes. Capacidade é limítrofe, competência você desenvolve quantas precisar”, assegurou. O palestrante destacou que não basta o melhor produto, mas não saber como vendê-lo. “Pense num vendedor top: escuta mais do que fala, faz perguntas inteligentes, sabe exatamente onde está no processo e adapta-se rapidamente”. A próxima edição da Convenção CDL Lajeado será no dia 25 de junho de 2026.

A 22ª Convenção CDL Lajeado é uma realização da CDL Lajeado e tem o patrocínio de Sicredi e CDL Porto Alegre / Equifax, com apoio da Prefeitura de Lajeado.

Fonte: Agora no Vale

Data

27 junho 2025

Compartilhe

Icone de telefone

Ligue e descubra a solução ideal para a sua empresa

(51) 3017-8000

Capitais e regiões metropolitanas
De segunda a sexta , das 9h às 18h.

CDL POA
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.