A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre está presente em Nova Iorque para acompanhar as novidades do varejo mundial durante a NRF’25 Retail’s Big Show, e promover a cobertura em tempo real de conteúdos exclusivos em seus canais digitais. O evento acontece de 11 a 14 de janeiro, no Jacob K. Javits Convention Center. Além de acompanhar o evento, a comitiva realiza visitas técnicas nas maiores marcas do varejo americano, para conhecer, na prática, o que está moldando o varejo em 2025.
Visitas Técnicas na NRF’25 Retail’s Big Show
Petco, na Union Square
A Petco é a segunda maior varejista do segmento pet nos EUA. A rede nasceu em San Francisco, na Califórnia e aposta no varejo afetivo. Conforme a marca, ‘se não cuidar bem do cliente, algum outro vai’. A loja trabalha com muita luz natural e mantém uma temática de parque, oferecendo refil para areia com desconto. Como estratégia eles mantém o ‘Vital care premiere’, um programa de benefícios para clientes com o custo de 24 dólares mensais.
Crate&Barrel
Localizado em um prédio histórico – local que abrigou o primeiro varejo de Nova York – a loja de móveis e decoração, Crate&Barrel, inaugurou o espaço visitado em novembro de 2023, combinando com o lançamento do seu e-commerce para oferecer uma jornada de compra completa a seus clientes.
A Crate&Barrel quer que seus clientes criem um propósito para suas casas. Em um ambiente amplo e com espaços montados para estimular a compra de produtos complementares e aumentar o ticket médio da venda, a empresa acompanha o cliente desde a etapa do projeto até um pós-venda próximo e atento à experiência de consumo e encantamento.
A loja é um convite à experimentação e é local de inúmeros eventos para conexão e vendas. Durante a NRF, a marca receberá casais para um workshop que ensina como montar mesas para casamento e recepções em casa e ajuda os noivos a montar sua lista de presentes.
A marca também trabalha a experiência sensorial, sendo um mantra na área kids. Nela, os pequenos também são estimulados a abraçar ursinhos de pelúcia e testar móveis.
A Crate&Barrel oferece um cupom de desconto na primeira compra para quem assinar sua newsletter de promoções e incentiva o uso do seu cartão próprio dando 10% de cashback em todas compras feitas nesta modalidade.
Apl Athletic Propulsion Labs
Em meio às galerias de arte e lojas de luxo no Soho, surge a loja da APL. Com o slogan ‘criado por designers, produzida por engenheiros’, a marca de calçados, criada há 15 anos por dois jogadores de basquete universitários, impressiona pela qualidade da performance dos produtos, vetados pela NBA pela capacidade inigualável de propulsão no salto.
O design da loja é minimalista e mantém um display que apresenta os produtos como obras de arte. O estilo conversa com a essência artística do bairro e faz um convite à desaceleração em um blend de galeria de arte com ginásio esportivo, com direito até a arquibancada.
O aroma da loja mistura baunilha, lavanda, marshmallow e maçã e tem uma playlist com curadoria do fotógrafo oficial da marca. Tudo para garantir uma atmosfera de ‘home feeling’.
Os provadores são construídos com 5 tipos de pedras distintas representando as cinco regiões de Nova York. Com design e ambientação pensada em todos os detalhes, a loja conta com projeto de iluminação com diferentes claridades para o dia, o fim da tarde e em momentos de evento.
Birkenstock
Fundada por um sapateiro em Frankfurt, na Alemanha, a empresa alia valores familiares à inovação. Para celebrar seus 250 anos, ela inaugurou uma loja no Soho.
Perene na sua essência, mas atualizada em relação ao que o consumidor busca hoje, a Birkenstock é um case de empresa que se mantém fiel à sua origem.
Balenciaga Flagship
A marca vem se destacando no mercado de luxo ao trazer elementos do cotidiano para a alta costura. Em meio a polêmicas e buzz na internet, atrai atenção da geração Z. No
ponto físico, a loja valoriza o produto – muitos desses amplamente discutidos e compartilhados nas redes sociais.
O vice-presidente da CDL POA, Carlos Klein, falou sobre suas perspectivas das visitas ressaltando que marcas e produtos estão no centro da revolução no varejo.
“A Petco aposta na loja como espaço para a afetividade e a conveniência ao reunir todos os serviços e produtos que um tutor precisa para o seu pet. A Barrel entende que ela é um espaço para a experimentação e possibilidade de construir uma relação de produtos associados para aumentar o ticket médio. A ALP dialoga com a comunidade em que está inserida e cria uma atmosfera intimista, convidando os clientes a desacelerar ao comprar tênis de alta performance. A Bien alia tradição à inovação, mantendo-se atual e relevante em 250 anos de existência. A Balenciaga reinventa o luxo, desenhando peças que trazem muito da cultura pop para a criação de objetos de desejo.”
Pós-NRF 2025 CDL POA
Após estudar e vivenciar as novidades do varejo das grandes marcas mundiais, a CDL POA promoverá o Pós-NRF 2025, no dia 22 de janeiro, às 18h30, no Vista Pontal, no Pontal Shopping.
O evento acontece apenas 4 dias após o retorno ao Brasil e apresentará tudo que foi visto em Nova Iorque e pode ser adaptado para a realidade do varejo local. Os palestrantes serão Fabiano Zortéa, Organizador da Comitiva da NRF 2025 e Coordenador Estadual de Varejo do Sebrae RS; Guga Schifino, Diretor de Inovação e Negócios na Linx Stone Co. e Especialista em Varejo e Missões à NRF; e Natália Schifino, Gestora de Comunidade na WOW Aceleradora | Curadora na FFX. Os ingressos são limitados e podem ser adquiridos no site do evento.