Um dos aspectos destacados pela Euromonitor é o e-commerce intuitivo, ou seja, jornadas de compra simplificadas e hiperpersonalizadas
No evento de abertura da NRF 2024, neste domingo (15/01), o presidente e CEO do Walmart, John Furner, foi preciso ao mostrar o papel do maior evento mundial do varejo: antecipar as tendências no segmento e, assim, apontar oportunidades e potenciais impactos na cadeia. “O sucesso vem de pensar adiante, antevendo as mudanças”, resumiu o executivo. Por isso mesmo, uma das palestras mais concorridas foi a de Michelle Evans, líder da estrutura de varejo e consumo digital da Euromonitor Internacional, consultoria que, a partir de 16 escritórios ao redor do mundo, monitora 210 países e territórios. A executiva discorreu sobre as cinco principais tendências do consumo digital em 2024. Confira quais são elas:
E-commerce intuitivo
Os clientes deverão buscar, cada vez mais, jornadas de compra simplificadas e hiperpersonalizadas. Nesse aspecto, a IA aparece como o principal acelerador. Varejistas precisam criar jornadas mais intuitivas, descobrir novos meios de se relacionar com sua comunidade e avaliar tecnologias emergentes, especialmente em IA generativa para entregas mais qualificadas.
Economia TikTok
Com o número crescente de usuários, notadamente da Geração Z, o TikTok amplia a relevância, passando de uma plataforma de vídeos virais para uma de criação coletiva sem inputs de marca. As empresas terão que estar atentas às tendências dessa rede e entender como isso poderá influenciar nas vendas, buscando capitalizar a influência exercida sobre alguns grupos de consumidores. Também é necessário acompanhar o progresso da plataforma ByteDance (similar ao TikTok), que surge com a sinalização de se posicionar como varejista.
Presença “smart” online
Os consumidores utilizam plataformas de comparação de preço como meio de economizar nas compras. As empresas devem buscar parcerias para proporcionar descontos, refinando seus próprios espaços proprietários exatamente para atrair os consumidores.
Revenda 2.0
O processo de digitalização contínuo, aliado à crescente preocupação com a sustentabilidade e às pressões financeiras, está revolucionando o mercado de revenda. Por isso, é importante que as empresas decidam se entram nesse modelo ou ampliam a atuação no formato.
Retornos renovados
As devoluções de produtos surgirão como um importante eixo estratégico para a fidelização de clientes. As empresas devem encontrar formas de tornar o processo de devolução e trocas menos complicadas sem punir o consumidor. É uma questão de procedimentos simples e funcionais e de empoderamento dos consumidores.
Compromisso com o consumidor
Uma recomendação recorrente dos palestrantes é que os varejistas devem identificar o que os consumidores querem, implementar mutualidades (parcerias com outras marcas) e desenvolver ações que sustentem o propósito das empresas. Isso é o que a Levi Strauss – fundada há 170 anos e presente em 110 países por meio de 3 mil lojas, sendo 1.000 próprias – persegue no dia a dia. “Temos o compromisso de nos conectarmos com todas as pautas relevantes”, afirma a presidente da corporação, Michelle Gass. Ela também compartilhou cinco aspectos vitais para o sucesso de um negócio:
1. Marca é o ativo mais importante, tanto que os consumidores transitam entre aquelas nas quais acreditam e confiam. Para ela, a marca é a maneira como a empresa se apresenta para a comunidade;
2. Consumidor no centro, entendendo e entregando o que ele busca;
3. Inovar é pensar e fazer diferente;
4. O pensamento omnicanal é pensar na jornada de compra, estando em todos os canais;
5. Ter clareza e atuação com base em valores e propósitos.
Além de acompanhar as palestras no Centro de Exposições Jacob Javits, os representantes da CDL POA também participam de visitas técnicas. O presidente do Conselho Deliberativo, Vilson Noer, o vice-presidente comercial, Sérgio Galbinski, e o coordenador de marketing, Leonardo Nakatani, estiveram em lojas referenciadas de marcas como Patagonia (equipamentos para montanhismo e escalada com preocupação ecológica), Camp (produtos para crianças com espaço para interação e experiências) e Paper Source (papelaria com foco na personalização). Neste domingo, o segundo vice-presidente Carlos Klein se juntou à comitiva em Nova Iorque.
Pós-NRF 2024 CDL POA
Após a expedição, e de volta ao solo gaúcho, a Entidade promoverá, em primeira mão, o evento Pós-NRF 2024, no dia 24 de janeiro (quarta-feira), às 18h30min, no Teatro da Unisinos, em Porto Alegre. A iniciativa da CDL POA apresentará um resumo voltado para o mercado local do que foi apresentado no palco novaiorquino. A programação contará com apresentações de Fabiano Zortéa, organizador da comitiva e coordenador estadual de Varejo do Sebrae RS, e de Gustavo Schifino, diretor de Inovação e Negócios da Linx Stone Co e especialista em varejo e missões à NRF. Além de um painel com empresários participantes da comitiva.
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