CDL Porto Alegre integra, pela segunda vez, a lista Top 5 Mensal de Expectativas de Mercado do Relatório Focus. O ranking do Banco Central foi divulgado nesta terça-feira (10), junto ao IPCA do mês de dezembro de 2022. A projeção da CDL POA está entre as mais assertivas para a Selic do mês, dentro das previsões da R8, sigla que remete à oitava (e última) reunião do Copom no ano de 2022.
A Entidade, a partir do seu Núcleo Econômico, chefiado pelo economista Oscar Frank, envia previsões ao Banco Central desde meados de 2019 e já esteve na lista trimestral das 10 mais assertivas elaborada pela Agência Estado, por quatro vezes. Esta é a segunda vez que a CDL POA se destaca dentro da lista mensal divulgada pelo Relatório Focus – a primeira vez ocorreu com as projeções da R7, divulgada no mês de novembro de 2022.
O destaque refere que a Entidade enviou por algum tempo as previsões que mais se confirmaram, ao lado dos maiores bancos, consultorias econômicas e entidades mais relevantes de todo Brasil. Para o presidente da CDL POA, Irio Piva, “esta conquista mostra o quanto o trabalho do economista-chefe, Oscar Frank, e equipe é relevante e está cada vez mais apurado trazendo, não só para a CDL POA, mas a todas as entidades do varejo do Rio Grande do Sul, um protagonismo na economia de mercado do País”.
Saiba mais:
O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior a sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Para incentivar o aprimoramento da capacidade preditiva dos participantes da pesquisa e reconhecer seu esforço analítico, o BC elabora o ranking Top 5, sistema de classificação das instituições baseado no índice de acerto de suas projeções de curto, médio e longo prazos. As projeções são feitas por instituições que atuam no mercado financeiro, como bancos, gestoras de recursos e consultorias, além de, em alguns casos, empresas do setor real que possuem equipes especializadas que projetam as principais variáveis macroeconômicas.