Presidente da CDL POA Irio Piva fala do novo momento no varejo


Presidente da CDL POA Irio Piva fala do novo momento no varejo

18


JUNHO, 2021

Notícias

O programa ‘Contraponto’, da Rádio Guaíba, desta quarta-feira (16), contou com a presença do presidente da CDL POA, Irio Piva. Em uma conversar descontraía, o apresentador Fabiano Brasil e o empresário trataram de temas relevantes como o avanço da vacinação e o bom momento vivido pelo comércio e pela economia gaúcha.  

Para o presidente Piva, os últimos 40 dias têm sido bons para os lojistas que enfrentaram momento difíceis no último ano e meio, inclusive com muitos fechamentos de empresas. Segundo Piva, são diversos os motivos para acreditar que o cenário está, de fato, melhor. O primeiro deles é o PIB do Rio Grande do Sul que tem evoluído positivamente e, mesmo tendo vindo de uma base baixa, é um bom indicador. Outro fator que mostra que a recuperação veio para ficar é o avanço da vacinação, que, em Porto Alegre, tem sido um exemplo para o Brasil, além do número de contaminações que vêm caindo. Além disso, o frio constante tem ajudado muito o comércio, principalmente àqueles que vem sofrendo mais, que é o segmento de tecidos, vestuário e calçados.   

Na conversa, o apresentador e Piva concluem que o momento é de grande responsabilidade, pois a pandemia ainda não foi vencida, e todos os cuidados ainda devem ser tomados para que a economia continue a prosperar. As pessoas estão ávidas por voltarem a uma certa normalidade, e existe uma demanda reprimida de consumo. Todos esses motivos levam a acreditar que, a partir de agora, as empresas que sobreviveram sairão fortalecidas. 

A crença que se tinha, no início da pandemia, de que todo o trabalho passaria a ser remoto, mesmo após este período de exceção não se confirmou. Segundo o presidente da CDL POA, hoje se verifica uma necessidade de socialização das pessoas, a vontade de irem aos seus escritórios e conviverem faz parte do ser humano. Este retorno leva as pessoas aos restaurantes, a comprarem roupas novas e a girar a economia local, evidentemente, seguindo todos os cuidados sanitários.  

Ao comentarem sobre as datas comemorativas que impulsionam o varejo, Irio Piva lembrou do Liquida Porto Alegre, a tradicional liquidação capitaneada pela CDL POA. Neste ano, pela primeira vez, em 25 anos, a Entidade foi obrigada a adiar o Liquida por questão de consciência e responsabilidade, pois a data costuma atrair muita gente, com aglomerações. Para 2022, a Entidade pretende organizar um evento muito diferenciado. Talvez o maior Liquida Porto Alegre de todos os tempos, segundo Piva. “As pessoas esperam isso, e estamos nos preparando. Além da Capital, muitas cidades do Interior se inspiram e realizam suas liquidações”, pontuou. 

Na segunda parte do programa, Fabiano Brasil e Irio Piva lembraram com tristeza das pessoas que faleceram e também das empresas que fecharam em decorrência da pandemia. Piva destacou que existirá um legado do aprendizado vivido com a crise, e os sucessivos fracassos formam as histórias de sucesso. “Foi um momento muito doloroso e difícil que ensinou demais”, destacou.  

Piva lembrou ainda que, desde o início da pandemia, a CDL Porto Alegre trabalhou fortemente em fornecer alternativas para ajudar os lojistas, os associados e todo o público em geral a encontrar saídas. Foram inúmeras palestras, cursos que ensinavam novas alternativas, com as vendas por WhatsApp, por telefone, por Rede Social, Market Place, site próprio etc.  

Ao final da conversa, Piva destacou que existem muitas formas de se chegar ao consumidor final, as empresas que sobreviveram foram as que souberam se adaptar. Os momentos de sofrimento trouxeram alternativas que são ferramentas importantíssimas de apoio para o futuro.  Hoje, existem outras formas de chegar ao cliente, antes mesmo dele entrar na loja. O trabalho da CDL POA não parou, segue forte, fornecendo alternativas e soluções para o varejo. “Não hesite em entrar em contato com a CDL POA, por meio do site, porque estamos utilizando o aprendizado para olhar para o futuro”, destacou. 

Sobre o novo momento, Piva concluiu que o consumidor também sairá da crise bem mais esclarecido, exigente e seletivo. “O que fazíamos antes não será mais suficiente agora. Todos ainda estamos passando por um aprendizado coletivo, com exigências muito maiores”, ressalta o empresário. O dirigente termina sua participação lembrando que a economia é um sistema vivo e não adianta apenas um estar bem, temos que torcer para que todas as áreas das nossas vidas e todas as atividades estejam possibilitadas de prosperar. 

Data

18 junho 2021

Compartilhe