Presidente da CDL POA aborda a importância da gestão de cobrança na Revista Vitrine do Varejo, do Sindilojas Caxias

A convite do Sindilojas Caxias, o presidente da CDL Porto Alegre, Irio Piva, detalhou a relevância da gestão de cobrança para a prosperidade do setor, em artigo exclusivo para a Revista Vitrine do Varejo. A Entidade de Caxias do Sul é parceira de negócios da CDL POA e membro da sua Rede de Parceiras. Confira o material na íntegra:

 

A importância da gestão de cobrança para o crescimento do negócio

*Por Irio Piva, presidente da CDL POA

São os processos bem definidos que garantem o funcionamento harmonioso dos negócios. Independentemente do tamanho da operação, eventos recorrentes como pagamentos, pedidos e cobranças devem seguir um fluxo determinado por tarefas, ao contrário, o empresário encontrará muitos tropeços a cada dificuldade que se apresente, e não serão poucos. Em especial, tendo que lidar com tantas complicações contábeis, como mostra o relatório Doing Business 2020, do Banco Mundial, que avalia o ambiente de negócios em 190 países, no qual o Brasil figura na 184ª posição no ranking de horas anuais dedicadas à burocracia dos impostos.

No varejo, um dos ciclos vitais para manutenção do negócio é o da cobrança. É dele que dependem o equilíbrio das contas e a sustentabilidade da empresa. A cobrança deve ser e seguir um ritmo constante e independente, sem se descuidar do cliente. Trata-se da busca por resgate da pessoa, com o propósito sempre de fidelização, quando possível. É um processo delicado, que vai de compreender o real motivo da inadimplência, sem ofender ou causar desconfortos. E para isso, tudo deve ser registrado e contar com profissionais conhecedores do processo e métodos assertivos.

Outro tema que deve ser levado em conta na operação no ciclo de recuperação de ativos é o cuidado no cumprimento dos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a legislação brasileira que regula as atividades de tratamento de dados pessoais, ponto sensível da gestão da área de cobrança. Muitas vezes, confiar a cobrança a uma entidade ou empresa especializada são a garantia de que todo o processo obtenha, além de bons resultados, um acompanhamento jurídico em cumprimento à Lei.

A gestão de um negócio deve ser lapidada com ênfase nas tarefas, na estrutura, nas pessoas e na tecnologia. Um mesmo pensamento deve ser ampliado para cada atividade e, muitas vezes, terceirizar algum processo pode ser uma medida inteligente para o desenvolvimento e amadurecimento do sistema. Significa abrir caminho para o crescimento e ampliação de um negócio.

Data

21 maio 2021

Compartilhe