Preferências do consumidor fintech são traçadas por pesquisa
28
SETEMBRO, 2017
Notícias
Pesquisa inédita sobre a percepção que os consumidores têm sobre o mercado de fintechs – termo que define o segmento de startups na área de serviços financeiros – foi divulgada recentemente pela Cantarino Brasileiro. A empresa especializada em comunicação e marketing de relacionamento para o setor financeiro entrevistou 392 pessoas na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro de 2017.
Do total de entrevistados, 11% afirmaram usar os serviços das startups financeiras, mas só 4% desse total sabiam o que é uma fintech. Os jovens são os que mais utilizam estes serviços: 21% entre 16 e 24 anos e 17% entre 25 e 34 anos. As startups mais requisitadas pelo consumidor são as de investimentos e cartões de crédito. Também são os jovens os principais usuários de cartões de créditos das fintechs: 17% entre 16 e 24 anos e 13% entre 25 e 34 anos.
Na contramão dos resultados, mapeamento realizado pela Finnovation, em conjunto com o Finnovista e o BID, mostra que o Brasil é o maior mercado de fintechs da América Latina. O país conta com 219 startups divididas em 16 segmentos, na frente do México (158 startups), Colômbia (77), Argentina (60) e Chile (56). A maioria está na área de pagamentos (31%). Das fintechs brasileiras, 54% estão em São Paulo, 10% no Rio de Janeiro, 8% em Belo Horizonte e 6% em Porto Alegre.